segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Um dia o Sol vai parar de brilhar

Você é um pessoa inteligente, culta, estudada ou um distraído qualquer que não sabe o que é o Sol? Esse aí amarelão que brilha todos os dias e te acorda quase sempre com essa insuportável claridade. Ele é a mesma coisa que aquelas pequenas luzes brancas que brilham apenas à noite, ou seja, uma estrela. Sim, é isso mesmo, o Sol é uma estrela, e porque você vê o Sol amarelo e as estrelas brancas? Simples, pela distância, afinal o Sol está aí do lado, 150 milhões de quilômetros da Terra, e as outras estrelas muito, mas muito mais longe. Porém assim como todas elas, o Sol vai acabar um dia, vai enfim parar de brilhar.

Salve-se quem puder, corram para as colinas, coloquem protetor solar fator cinco mil, enfim façam alguma coisa para escapar dessa catástrofe do Planeta Terra. Quem sabe orbitar em outros planetas como eu aqui em Plutão, difícil pois este provavelmente vai sumir também. Talvez então a salvação seja viver em um universo paralelo, viajando por um Buraco de Minhoca ou quem sabe mergulhando de cabeça em temido Buraco Negro, pois se ficar vai se queimar, vai tostar ou vai derreter completamente, pois tudo vai ficar muito quente, queimando intensamente no calor ardente do Astro Rei.

Se você não sabia que o Sol é um estrela, provavelmente não sabe que ele existe há muito tempo. São nada menos que 4,5 bilhões de anos, com um ciclo de existência pré-determinado, mas ainda não calculado com exatidão. Alguns dizem um total de 11 bilhões de anos de existência pra ele, outros acreditam que mais três ou quatro bilhões do anos ele já comece à morrer. Assim como todas as estrelas morrem um dia. E esse processo todo é quente, muito quente, e não vai só aquecer muito mais a Terra, ele vai engolir o Planeta Água todinho.

O hidrogênio dura muito hein, ele está lá queimando intensamente no Sol. Dizem que o Sol produz a cada segundo uma energia suficiente para atender toda a população da Terra durante toda sua existência. Isso é absurdamente incrível, mas o hidrogênio um dia vai parar de queimar, e é aí que a coisa pega. Sua monstruosa força de gravidade vai agir e seu raio irá aumentar. Nesse período ficará cada mais quente, passará a ser algo que hoje é conhecido como Gigante Vermelha, ficando tão grande que ocupará o espaço físico onde hoje está o planeta Terra.

Sendo assim a Terra será literalmente sugada pela estrela Sol, que estará nesse momento transformando Hélio em Carbono. Mas o Hélio também vai acabar, e aí sim o sol finalmente começará a se esfriar. Assim como o seu centro, morrendo enfim e se tornando no que hoje os cientistas chamam de anã branca, uma coisa básica que acontece muito por aí, com muitas estrelas que existem por aí, tão longe que sua luz demora uma eternidade para chegar na Terra. Isso significa que ela já pode até ter virado uma supernova e você ainda continua a vendo como um estrela bonitinha no céu.

Se daqui a tantos bilhões de anos o ser humano conseguiu sobreviver e perpetuar a espécie, provavelmente conseguiu também estar bem longe da Terra quando esta chegar ao seu fim trágico. Quem sabe lá no centro da nossa galáxia, que está a 33 mil anos-luz de distância do Sol, espaço suficiente para não ser atingido por ele. Mas tomando cuidado para não ser atingido também pela morte de outras estrelas, que emitem a luz inevitavelmente necessária para a continuidade da nossa espécie, uma espécie tão 'educada' e 'cordial' que tem muito mais possibilidade de se auto-aniquilar bem antes de conseguir desenvolver tal capacidade de sobreviver nos bilhões de anos que vem pela frente.

2 comentários: