terça-feira, 9 de outubro de 2012

10 melhores filmes com viagem no tempo


Quem nunca sonhou em viajar no tempo? Quem nunca imaginou uma máquina do tempo e despertou esse anseio em conhecer alguma outra época da história? Seja no futuro ou no passado, a maioria das pessoas já deve ter imaginado poder viajar no tempo, seria realmente muito interessante, e até perigoso caso você fosse parar na época dos Dinossauros. Mas até hoje nunca foi provado que isso seja mesmo possível, na teoria de Einstein se formos ao espaço e viajarmos na velocidade da Luz, o tempo na Terra passará muito mais do que para o viajante, portanto você retornaria com a mesma aparência de que saiu e quem ficou estaria relativamente mais velho que você, dependendo do tempo que se viajou. Já o cientista Stephen Hawking foi além, ele disse que se a viagem no tempo fosse possível, os viajantes já estariam entre nós. Mas enquanto a viagem no tempo ainda não é uma realidade ou nunca será, desfrutamos então dos filmes com esse tema, selecionando aqui os que julgo como os 10 melhores, pelo menos dentre os que eu já vi, se você souber de mais algum é só citá-lo nos comentários.

10 - 13º Andar (1999)
Sinopse: Douglas Hall e seu sócio, Hannon Fuller, pesquisadores da área de informática, estão prestes a colher resultados positivos em seu último projeto para desenvolver um mundo simulado utilizando realidade virtual. Mas Fuller misteriosamente é assassinado, antes de passar informações importantes sobre o projeto para Douglas, agora o principal suspeito de ter efetuado o crime. Desorientado e em busca da verdade em torno dos acontecimentos, Douglas decide por entrar no mundo simulado para investigar a morte de Fuller.
Porque é bom: Primeiro porque ele viaja para o passado, isso é sempre interessante, depois porque o fato do passado ser um mundo virtual criado por eles mesmos, e nesse caso as pessoas desta realidade são baseadas justamente nelas mesmas, ou seja, cada um dos personagens do filme tem o seu semelhante no 'passado' virtual que vive uma vida normal da época em questão, mas que passa a ser substituído porque quem faz a viagem, muito loko, e conta ainda com um final surpreendente, por isso mereceu entrar na lista.
Máquina do tempo: É praticamente todo o 13º andar do filme, não é de fato uma máquina do tempo, e sim um simulador de realidade alternativa, mas como a tal realidade é ambientada em um passado baseado no passado real daquela realidade, então é como se eles tivesse de fato feito uma viagem no tempo.

9 - Efeito Borboleta (2004)
Sinopse: Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.
Porque é bom: É sobre a Teoria do Caos, não tem como não ser bom, o fato de começar quando Evan ainda é criança e fazendo toda uma preparação para os fatos com muitas cenas sem sentido que serão explicadas depois fazem o filme ficar melhor ainda, o ritmo frenético dos acontecimentos e a direção deixaram tudo ainda mais interessante.
Máquina do tempo: Evan volta para seu passado usando apenas a mente onde passa a ter controle nele mesmo quando mais jovem, não é uma viagem física ao passado, é apenas uma viagem de pensamento, mesmo assim é uma forma bem interessante de fazer um regresso no tempo.

8 - Timecop, Guardião do Tempo (1994)
Sinopse: No ano de 2004, viajar no tempo não é apenas uma realidade, mas uma oportunidade para alterar o passado em nome do poder e do lucro. Nesse cenário, Max Walker é um policial especial que viaja pelo tempo prendendo pessoas que fogem para o passado em busca de fortuna. Ele enfrenta grande desafio ao descobrir que um senador poderoso e corrupto tem plano infalível para tomar o poder absoluto. Baseado nos quadrinhos de Mike Richardson e Mark Verheiden.
Porque é bom: Trama complexa e ação do início ao fim, é um daqueles filmes onde é preciso prestar muita atenção e pensar bastante, no final traz ainda surpresas e mais teorias, dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo, sensacional.
Máquina do tempo: Uma máquina literalmente falando, é tipo um carrinho que fica sobre um trlho e acelera até uma velocidade altíssima em direção ao que seria justamente o local do teletransporte e desaparece, quando chega na época para qual viajou Van Damme surge a pé do nada !

7 - Feitiço do Tempo (1993)
Sinopse: Repórter de TV vai com equipe para pequena cidade cobrir tradição local chamada ''dia da marmota''. Ele passa a acordar sempre neste mesmo dia, o que gera alegrias e desesperos.
Porque é bom: O Roteiro é idêntico ao 12:01 "Meia Noite e Um", mas selecionei este porque é mais engraçado. Bill Murray é fantástico e as tiradas que ele faz com os fatos que se repetem todos os dias são incríveis, o filme é bom porque mesmo repetindo o mesmo dia em sequência ele nunca é sempre igual justamente porque para Bill Murray é como se fosse sempre um novo dia, não é de fato uma viagem no tempo, mas é como se ele fizesse uma viagem para o dia anterior todos os dias, ele vive o dia inteiro e acorda no mesmo dia novamente, muito loko.
Máquina do tempo: Não existe uma máquina, toda vez que Murray vai dormir ele acorda no dia em questão, o tal "dia da marmota", isso é outro fator que deixa o filme interessante, não é um dia qualquer, é justamente um dia especial, um dia que ele está em outra cidade, criando várias situações, muito legal.

6 - O Planeta dos Macacos (1968)
Sinopse: Taylor e dois outros astronautas saem de uma hibernação profunda para descobrirem que a sua nave caiu. Escapam com pouco mais do que as roupas que têm no corpo, descobrem que estão em um planeta onde o a evolução do homem ainda e pré-linguagem e não civilizados, enquanto os macacos aprenderam a falar e a dominar a tecnologia. Taylor é capturado e levado para a cidade dos macacos, depois de lhe terem danificado a garganta para que fosse silenciado e não pudesse comunicar com os macacos.
Porque é bom: O que acontece é que os humanos viajando em naves espaciais ultra-modernas, acabam indo parar no futuro, onde o planeta Terra é dominado pelos macacos que acabaram evoluindo e transformando os humanos em escravos, lembrando que estou falando aqui do filme original de 1968, um clássico com uma idéia surpreendente e extremamente original, não tem como não considerar entre os melhores filmes que já existiram.
Máquina do tempo: A própria nave espacial dos personagens e acaba fazendo uma viagem no tempo para o futuro sem querer, isso não é revelado no início do filme, apesar de fazer tempo que eu assisti, mas sim no final, quando eles se deparam com a Estátua da Liberdade enterrada parcialmente, desculpe quem nunca viu o filme mas esta cena eu vi quando era criança e ficou extremamente marcada na minha memória.

5 - Em Algum lugar do passado (1980)
Sinopse: Em maio de 1972, na noite de estréia de sua primeira peça, o jovem escritor Richard Collier (Christopher Reeve) se depara com uma senhora que, misteriosamente, dirige-se a ele na forma de uma súplica: ''Volte pra mim...'' Intrigado, Collier procura saber mais sobre essa mulher e acaba descobrindo que ela havia sido uma famosa atriz de teatro, no início do século, chamada Elise McKenna (Jane Seymour). Cada vez mais obcecado por essa mulher, Collier decide submeter-se à auto-hipnose e assim viajar de volta no tempo. Após várias tentativas, Collier finalmente se vê nos anos de 1900 e encontra a tal mulher. Nasce entre eles uma paixão arrebatadora.
Porque é bom: Um Romance que não é chato e que não tem um final boboca, tudo por causa de uma moeda, excelente filme, ressalto o final mais uma vez, surpreendente e muito bem pensado, além de ser uma boa oportunidade de ver Reeve que não seja como o Super Homem.
Máquina do tempo: Mais uma vez não há máquina do tempo, Christopher Reeve viaja apenas usando o poder da mente trancado em seu quarto, o interessante é que ele faz várias tentativas antes de conseguir, coisa que muita gente que assisti deve ter feito também !

4 - Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica (1989)
Sinopse: Dois adolescentes só pensam em rock e se vêem na iminência de ser reprovados na aula de história. Surge então um mago que os faz viajar no tempo e conhecer in loco personagens históricos como Napoleão, Joana D'Arc, Abraham Lincoln, Freud e Gengis Khan. O filme virou série de TV e teve uma continuação em 1991, ''Bill & Ted - Dois Loucos no Tempo''.
Porque é bom: Filme extremamente engraçado, o fato de viajarem para diversas épocas passa a idéia de que temos literalmente uma grande aula de história, o mais engraçado ainda é que eles vão levando junto com eles todos os personagens históricos que encontram, Keanu Reeves como você nunca viu, filme impevisível para se divertir.
Máquina do tempo: Sem dúvida uma das mais interessantes que ajudaram o filme e a ter essa posição no meu ranking, para viajar no tempo eles usam uma cabine telefônica, sensacional, e o melhor é que não é uma cabine qualquer, é uma daquelas vermelhas típicas de Londres, Inglaterra, e para ficar mais engraçado tempo tipo uma antenas que às vezes não funciona direito, e claro, para viajar eles discam o ano que vão no telefone, sensacional !!!

3 - O Exterminador do Futuro (1984)
Sinopse: Mulher é perseguida por cyborg do futuro. Soldado, também do futuro, a defende da máquina. Ele lhe explica que seu filho, que ainda nem nasceu, será um importante líder, que lutará contra uma sociedade dominada pelas máquinas.
Porque é bom: Não só o primeiro filme como toda a sequência é excelente, as máquinas terão poder sobre os humanos com a inteligência artificial, sensacional também, o mais loko é que o cara que vem do futuro para salvar a Sarah será o pai do John Connor, mas é justamente o John que manda ele para salvar sua mãe, essa é para ficar pensando o resto do dia.
Máquina do tempo: Não aparece em nenhum momento a maquina do tempo, somente mostra os viajantes chegando no passado dentro de um campo de força circular, o detalhe é que eles não podem voltar para sua época, uma vez que fazem a viagem são obrigados a viver no passado até morrer ou serem destruídos no caso dos exterminadores.

2 - 12 Macacos (1995)
Sinopse: No ano de 2035, James Cole aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar mistério envolvendo vírus mortal que levou à morte da maior parte da humanidade. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar sua sanidade a uma médica, sua única esperança de mudar o futuro.
Porque é bom: Atuações memoráveis de Bruce Willis e Brad Pitt, roteiro monstruoso e idéia absurdamente fantástica, a trama do filme é incrível, existe todo um envolvimento entre a personagem de Madeleine Stowe e o de Bruce Willis, com lembranças, épocas diferentes e ainda toda a angustia do telespectador em saber o que significa de fato os tais 12 macacos, enfim, sobram argumentos para dizer o quanto esse filme foi bem feito e bem dirigido.
Máquina do tempo: Assim como em "Os Exterminador do Futuro", a viagem no tempo ficou de fato sem receber um enfoque maior, porém aqui o futuro tem muito mais ênfase do que lá, Bruce Willis aparece fazendo trabalho em campo como voluntário e está sempre tendo que conversar com uma espécie de conselho ou governo que decide as coisas em 2035, ele também faz diversas viagens e aquelas vozes na cabeça dele e o mendigo dizendo que eles o localizam pelos dentes é fantástico também.

1 - De Volta Para o Futuro (1985)
Sinopse: Marty McFly, um típico adolescente americano dos anos 1980, é mandado de volta para 1955 a bordo de um Delorean movido a plutônio, inventado pelo cientista Dr. Brown. É quando ele encontra aqueles que no futuro serão seus pais e terá a oportunidade de fazer algumas mudanças no curso da história.
Porque é bom: Porque virou trilogia e suas sequências são excelentes também, porque Marty viaja acidentalmente ao passado e porque vai parar justamente na época que seus pais estavam na escola, o roteiro é extremamente original e bem bolado, além do que traz toda uma trama em um ritmo frenético, principalmente no final quando o Dr, Brown do passado ajuda Marty a voltar para sua época. É disparado o melhor filme sobre viagens no tempo de todos que já foram feitos.
Máquina do tempo: Ideia sensacional também, a máquina do tempo é um carro, o Delorean mais precisamente falando, um carro futurístico dos anos 80 que foi um dos mais vendidos na época la nos Estados Unidos. O fato de ser movido a plutônio ainda mostra o quando eles se preocuparam e dar ênfase a máquina do tempo, depois seu combustível para viagens passou a ser lixo orgânico, mesmo porque em outras épocas da história ia ser difícil achar plutônio e acertar sempre o dia que um raio fosse cair, mas o legal é que essa mudança só acontece depois que o Doutor foi para o futuro, onde encontrou muito mais tecnologia para mexer no carro, ou seja, tudo foi pensado para que não houvesse nenhum furo, fator mais importante em filmes sobre viagem no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário