terça-feira, 2 de outubro de 2012

Filmes que quase ganharam o Oscar

A quantidade de filmes bons que chegaram a ser finalistas na indicação para o Oscar e que não conseguiram vencer é enorme. Desde os primeiros anos onde a estatueta mais cobiçada do cinema passou a ser entregue até os mais recentes onde o interesse do público determina um pouco as coisas. Para falar sobre todos os filmes que no mínimo foram injustiçados na hora da decisão sería preciso muito espaço, por isso fizemos uma grande lista e desta lista foram escolhidos 15 filmes. A lista estava realmente grande para ser diminuída para dez portanto cinco ganharam sobrevida e serão lembrados por aqui, no Oscar eles não venceram mas aqui eles tem cadeira cativa, que honra hein !!

1940 - O Mágico de Oz
O que dizer sobre Judy Garland e talvez a melhor canção de toda a história do cinema, o filme que conta a história de Dorothy Gale e seu cão perdidos na terra do Oz em busca do grande feiticeiro com seus novos amigos encanta as pessoas de todo o mundo, e assim o fez durante décadas, mas hoje em dia já é pouco exibido. O filme perdeu em 1940 para ninguém menos que "…E o Vento Levou", realmente uma derrota aceitável em uma época que até "O Morro dos Ventos Uivantes" estava na briga, se tivesse sido feito um ano antes ou um ano depois a história talvez fosse diferente.

1947 - A Felicidade Não Se Compra
Quantos filmes sobre a época do Natal existem hoje em dia, um montão, a maioria comédias e filmes que até são emocionantes mas sem o mesmo impacto que "A Felicidade Não Se Compra" de 1946, filme preto e branco, clássico, único e inesquecível, quem já teve a oportunidade de vê-lo sabe o quanto é perfeito, na época perdeu para "Os Melhores Anos de Nossas Vidas", mas sem dúvida merecia muito ter vencido.

1972 - Laranja Mecânica
Stanley Kubrick, este nome resume o que é "Laranja Mecânica", um filme totalmente além de seu tempo, um filme que não se sabe nem como conseguiu ser indicado ao Oscar, e não porque não seja bom, e sim porque causou muitas polêmicas, o próprio diretor solicitou sua retirada de cartaz no Reino Unido porque estava recebendo muitas críticas, a derrota na festa do Oscar foi para "Operação França", uma derrota esperada mas não merecida.

1974 - O Exorcista
Um dos maiores clássicos do terror, recebeu inúmeras indicações ao Oscar mas só ganhou roteiro adaptado e som, merecia muito ter ganho também o de melhor filme mas acabou sendo surpreendido por "Golpe de Mestre", grande absurdo, principalmente porque havia ganho o Globo de Ouro, provando que às vezes o Globo de Ouro e muito mais justo que o Oscar.

1976 - Tubarão
Nessa época Steven Spilberg já era gênio, fazia filmes interessantes atrás de filmes interessantes, não tem como contestar a capacidade e vontade de ser o melhor deste que é um dos maiores diretores que já existiu, "Tubarão" é um clássico do gênero e mereceu muito a indicação ao Oscar, só não mereceu perder para "Um Estranho no Ninho", mas vai entender a cabeça daqueles que elegem o melhor filme de cada ano.

1977 - Taxi Driver
Temos que ser justos aqui, em 1977 não houve injustiça na escolha do vencedor do Oscar, "Rocky, um Lutador" é um dos melhores filmes de toda a história do cinema, sendo assim "Taxi Driver" vive a mesma situação de "O Mágico de Oz", se fosse um ano antes ou um ano depois poderia ter vencido, é uma obra-prima de Martin Scorsese com Robert De Niro e Jodie Foster ainda criança, faltou pouco para vencer.

1978 - Guerra nas Estrelas
Quando Geroge Lucas resolveu dividir toda a história de Guerra nas Estrelas em seis filmes e gravou os três últimos antes do três primeiros ele acertou em cheio, ganhou na loteria, criou um grande clássico da ficção científica e ainda quase ganhou o Oscar, mais um que merecia a estatueta, mais um que amargou uma derrota inaceitável, o prêmio foi "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa", que coisa.

1980 - Apocalypse Now
Filmes de Guerra são bons por natureza, se o tema for sobre a Guerra do Vietnã então melhor ainda, o diretor Francis Ford Coppola produz em "Apocalypse Now" um grandioso e verdadeiro clássico deste gênero, não existiria filme de Guerra hoje em dia tão bons se um dia não tivesse existido esse filme fascinante, mas na hora da grande premiação saiu do envolope um papel escrito "Kramer Versus Kramer", todos estão até agora sem entender nada do que aconteceu naquele dia.

1982 - Os Caçadores da Arca Perdida
Mais um filme que influenciou um monte de filmes que vieram no futuro desta época, Harrison Ford é mesmo azarado, ele estava no elenco de "Guerra nas Estrelas" e até de "Apocalipse Now", e mais uma vez foi derrotado na hora de escolherem o melhor filme de 1982, a vitória aqui pelo menos foi justa, "Carruagens de Fogo" não tinha como ser superado por ninguém, mais uma vez uma grande filme ficou apenas no quase.

1990 - Nascido em 4 de julho
Segue a rotina dos quase mas em um ano onde não houve nenhuma injustiça no resultado, o filme "Conduzindo Miss Daisy" é um filme excelente e mereceu ser o vitorioso da noite, mas "Nascido em 4 de julho" também não deixa de ser tão bom quanto, a atuação de Tom Cruise foi fantástica e aqui ele deu um grande salto para provar todo o seu talento, faltou pouco e ainda tinha "Sociedade dos poetas mortos" na briga, bom mesmo é que no ano anterior ele já havia vencido com "Rain Man", menos mal se não contar que a sina de voltar a ficar no quase ainda iria se repetir no futuro.

1991 - Ghost - Do outro lado da vida
"Dança com lobos" pode ter merecido a vitória e até mesmo "O poderoso chefão: Parte 3" já que a parte um e dois foram vencedores, mas "Ghost - Do outro lado da vida" deve ser lembrado como o filme que quase ganhou pois foi um filme totalmente inovador para a época, além de ser muito engraçado principalmente pela presença de Whoopi Goldberg, algo que não é muito comum nos vencedores do Oscar, e de fato continuou não sendo nesta ocasião.

1995 - Pulp Fiction - Tempo de violência
O dia que um filme desse estilo ganhar será uma das maiores revoluções na história do Oscar, ele vive talvez a mesma situação de "Laranja Mecânica", tem que comemorar pelo menos o fato de ter ficado na lista final de indicados, de quase ter ganho, mas concorrendo com "Um sonho de liberdade", outro bom que passou perto e o grande vencedor do dia que foi "Forrest Gump - O contador de histórias", vêmos que estava mais para impossível do que para surpreendente mesmo.

1997 - Jerry Maguire - A grande virada
Se "Rocky, um lutador" ganhou então porque Jerry Maguire não poderia ganhar, filmes sobre esporte também são bons e também merecem o prêmio de melhor filme do ano, a glória no entanto foi de "O paciente inglês" nesta oportunidade e Tom Cruise ficou no quase novamente, pelo menos levou em "Rain Man" como eu já havia falado antes, e pelo menos Cuba Gooding Jr. levou como melhor ator coadjuvante, ou seja, saiu no lucro no final das contas.

1999 - O resgate do soldado Ryan
A prova de que "Apocalipse Now" influenciou mesmo, a prova de que Steven Spielberg é bom mesmo, o porque de Tom Hanks ter vencido o Oscar como melhor ator, enfim, todos os motivos que justificam todas as dúvidas, menos as dúvidas de quem decide o vencedor do Oscar de melhor filme, que elegeram "Shakespeare apaixonado" e deixaram o "O resgate do soldado Ryan" no quase, quantas vezes mais isso pode acontecer ainda no futuro desta premiação que atrai a atenção de milhares de pessoas em todo o planeta?

2004 - Sobre meninos e lobos
Talvez aconteça ainda mais algumas vezes sim, porém outra em especial ocorreu de fato em 2004, "Alma de herói" era um filme muito bom e "Encontros e desencontros" outro filme muito interessante, mas o que dizer de "Sobre meninos e lobos"? que traz uma história completamente diferente, um drama dos mais bem feitos e com atuações brilhantes de Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon, a direção precisa de Clint Eastwood que cada vez começa a ser firmar mais nessa sua nova função, mas o pessoal da academia fez o que não havia feito nas duas edições anteriores, premiou "O Senhor dos Anéis 3", porque o três é melhor que o um e o dois? se a história sempre mostra que os primeiros filmes de uma trilogia são sempre melhores que suas sequencias, o que fazer se eles querem assim, só resta lamentar e lembrar mais um dos que ficaram no quase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário