terça-feira, 9 de outubro de 2012

Quinze pessoas imortais do século XX

Impressionante como o tempo passa rápido. Parecia que o século XXI ia demorar tanto para chegar nos anos 80 e hoje já fazem mais de dez anos que o século XX ficou para trás. Aquele negócio de bug do milênio assim como todas as passagens de ano do milênio no mundo parece que foi ontem, e na verdade foi há dez anos atrás. Quando pensamos no século XX muitas coisa são lembradas, tantas coisas foram inventadas, tantos avanços na medicina e tantas pessoas importantes que fizeram alguma coisa importante. Muitas dessas pessoas ainda estão vivas, outras no entanto acabaram falecendo, mas nem por isso elas podem deixar de serem consideradas pessoas imortais do século XX. Eu lembrei e selecionei quinze delas, quando terminei lembrei de outras !!! e você? Lembra de mais alguém?

Che Guevara 1928-1967

Nasceu, viveu e morreu no século XX. Ernesto Guevara de la Serna foi um famoso revolucionário comunista considerado pela revista norte-americana Time Magazine uma das cem personalidades mais importantes do século XX. Uma foto sua feita pelo fotógrafo Alberto Korda é uma das imagens mais reproduzidas do mundo, não era para menos, Guevara é uma figura lendária, um imortal do século XX.

Vivien Leigh 1913-1967Eu mesmo fiquei surpreso com minha segunda escolha dentre as quinze com grau de importância invertido, visto que Vivien Leigh morreu no mesmo ano que minha primeira escolha. Leigh foi uma famosa atriz e lady inglesa nascida na Índia (quando este país ainda pertencia ao Império Britânico), considerada uma das mais belas e importantes personalidades do século XX. Para quem ainda não se lembrou, ela foi Scarlett O'Hara do lendário filme "E o Vento Levou".

Martin Luther King 1929-1968Incrível, nasceu um ano após Guevara e morreu exatamente um ano depois. Devo parar de me surpreender com as coincidências de minhas escolhas pois escolhi só pessoas do século XX e que necessariamente já morreram para que possam ser mesmo consideradas imortais. Luther King foi um pastor protestante e ativista político estado-unidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo. Ele foi Nobel da Paz em 1964 e seus discursos eram marcantes, como por exemplo o mais famoso deles chamado de "Eu Tenho Um Sonho".

Mahatma Gandhi 1869-1948Nasceu no século XIX, mas viveu boa parte de sua vida no século XX onde acabou morrendo. Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. Uma figura lendária da século XX que cujos princípios serviram de inspiração para Martin Luther King e Nelson Mandela.

Princesa Diana 1961-1997Muitos vão lembrar de várias pessoas que não estão na minha lista, e isso se explica justamente porque como já falei escolhi apenas pessoas que já morreram. A Princesa Diana era uma das pessoas que não deveriam estar na lista, a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro aparente da Rainha Elizabeth II, morreu tragicamente em um acidente de carro, provavelmente causado por fotógrafos paparazzi. Seu trabalho com caridade, principalmente com pessoas infectadas com AIDS, foi um dos mais importantes do século XX, que a fazem ser sem dúvida mais uma pessoa imortal destes 100 anos inesquecíveis.

Charlie Chaplin 1889-1977Por pouco ele não nasceu no século XX, por pouco ele não viveu por 100 anos. Charlie Chaplin foi um ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema dos Estados Unidos. Por sua grande capacidade ele foi considerado uma das personalidades mais criativas e influentes da era do cinema mudo. Seu personagem com um fraque preto engraçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e um pequeno bigode-de-broxa jamais serão esquecidos e marcaram eternamente o século XX.

John Kennedy 1917-1963Mesmo se baseando em Chaplin, talvez seja um pouco difícil dizer se John Kennedy estaria ou não vivo no século XXI. Um dos assassinatos mais marcantes da história tirou a vida deste político estadunidense que havia se tornado o 35° presidente de seu país (1961–1963). Alguns dizem que foi um dos melhores presidentes da história, talvez não maior que Abraham Lincoln, o 16º presidente que ironicamente também morreu assassinado e com muitas coincidências relacionadas à John Kennedy que são de deixar qualquer um pasmo.

Frank Sinatra 1915-1998A música inevitavelmente sempre deixa sua marca e não poderia ser diferente no século XX. Frank Sinatra teve uma carreira como cantor brilhante, marcante e inesquecível. O pop, o jazz e o blues nunca foram tão intensos como na voz marcante deste cantor que também foi ator e fez diversos filmes. Indicação ao Oscar, Globo de Ouro, diversos prêmio Grammy´s. Seu nome está na Calçada da Fama, seu nome está eternizado como umas das pessoas mais imortais do século XX.

Papa João Paulo II 1920-2005De todos que eu selecionei, o primeiro que morreu no século XXI. Karol Józef Wojtyła, conhecido mundialmente como Papa João Paulo II, foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana de 16 de Outubro de 1978 até à data da sua morte e sucedeu ao Papa João Paulo I, tornando-se o primeiro papa não-italiano em 455 anos de história. Um carisma fora do comum e um poder de cativar as pessoas inacreditável. Sobreviveu a um atentado de morte, diversas doenças, respirou o máximo que podia para levar a palavra de fé pelo maior tempo que fosse possível. Não existe a menor dúvida que João Paulo II é um ser imortal não só do século XX como de toda a história da humanidade.

Madre Teresa de Calcutá 1910-1997Se por acaso alguém está lendo meu post, lembrou por exemplo de uma pessoa marcante do século XX que ainda não morreu chamada de Dalai Lama, certamente saberá que uma das coisas que o líder tibetano mais prega é a compaixão. E desta forma podemos dar um dos maiores exemplos da história sobre o que é praticar a compaixão, um exemplo que Madre Teresa de Calcutá executou com a maior precisão e fidelidade possível. A missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, acabou sendo beatificada pela Igreja Católica em 2003. Foi considerada como a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas". Foi simplesmente uma pessoa maravilhosa na Terra.

Walt Disney 1901-1966Seria impressionante se alguém tivesse nascido exatamente no ano 1900, porém o certo é que 1900 pertence ao século XIX, e assim da para dizer que Walter Elias Disney nasceu exatamente no primeiro ano do século que viveu toda a sua vida. O produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da 'The Walt Disney Company' tornou-se muito conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por ter criado dois dos personagens de desenho animado mais marcantes da história, o Mickey e Pato Donald. Criou também o parque temático chamado Disneylândia e influenciou a vida de inúmeras pessoas em todo o mundo. Os desenhos dos estúdios Disney fazem sucesso até hoje e o grande criador de tudo Walt Disney não tem como não ser um verdadeiro imortal do século XX.

Marilyn Monroe 1926-1662Chegamos à doze pessoas e o que podemos concluir analisando tudo? Metade delas morreu nos anos 60. O que teria acontecido nesta década para que pessoas tão marcantes deixassem o mundo? Marilyn Monroe foi uma atriz norte-americana, uma das mais famosas estrelas de cinema de todos os tempos, um símbolo de sensualidade e um ícone de popularidade no século XX. A sua beleza sem dúvida é o que mais marcou a sua carreira, principalmente por explorar o lado sexual. Uma loira estonteante que se tornou apenas mais uma vítima da fama exagerada, morrendo de overdose enquanto dormia na sua casa em Brentwood. Marilyn Monroe personificou o glamour de Hollywood com incomparável brilho e energia que encantam o mundo até hoje e a fazem ser uma das quinze pessoas imortais do século XX.

Elvis Presley 1935-1977Restando agora apenas mais duas pessoas para serem reveladas, devo confessar que a ordem estabelecida teve certa preferência pessoal, a Marilyn Monroe me seduziu pelo quarto lugar e o Elvis Presley é simplesmente o Rei do Rock. A voz marcante, a vida no cimena, a forma de danças que resultaram na alcunha Elvis The Pelvis e tantas outras qualidades o fizeram ser inesquecível e imortal, mais um imortal do século XX. Gosto da maioria de suas músicas mas já que a coisa ficou pessoal então devo mencionar que nos últimos anos passei a admirar Elvis ainda mais pelas suas músicas consideradas gospel. Cito aqui para quem interessar pesquisar três das músicas estilo gospel de Elvis que eu não me canso de ouvir: "An American Trilogy", "Why my Lord" e "If I Can Dream". Simplesmente imortal.

Judy Garland 1922-1969Mais revelações sobre as escolhas desta lista devem ser feitas: Coloquei dez nomes no Word e quando comecei a escrever encontrei a lista das 100 personalidades mais influentes do século XX feita pela revista TIME. Disney, Sinatra, Diana, Chaplin e o Papa não estavam entre os dez, como eu pude esquecer deles? Judy Garland, no entanto, estava. Ela foi uma das primeiras, foi uma das inspirações para fazer a lista, podia imaginar mil fotos para colocar aqui. Judy Garland foi uma atriz estadunidense considerada por muitos uma das maiores estrelas cantoras da "Era de Ouro" de Hollywood dos filmes musicais. Judy Garland foi a principal atriz do filme "O Mágico de Oz", foi uma deusa, uma princesa, uma mulher maravilhosa que marcou a infância de muitas pessoas e que cantou a música mais linda já feita em toda a história da humanidade, impossível ser mais imortal que isso.

Albert Einstein 1879-1955Confessei quase tudo sobre como a lista foi feita, porque não confessar um pouco mais. A revista TIME acabou me influenciando, elegeu Albert Einstein como a personalidade do século XX então eu acabei deixando ele como o maior imortal do século XX também. Um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos, o mais memorável físico de todos os tempos. Desenvolveu a 'Teoria da Relatividade' e mudou a forma de ver a vida e o Universo. Albert Einstein foi sem dúvida uma pessoa incrível, que viveu uma vida de realizações importantes para o destino da humanidade, uma vida pela qual realmente vale à pena ter nascido, para ser lembrado eternamente, para se tornar imortal nos livros, nas escolas, nos estudos de qualquer pessoa e na mente ativa daqueles que buscam o conhecimento e uma explicação para tudo. De onde viemos e para onde vamos? Qual o sentido da vida? Se pudesse viver outros 76 anos ou eternamente Einstein talvez poderia responder essas questões. Se vivesse no século XXI ou ainda no XXII Einstein descobriria muito mais do que descobriu no século XX, só não estaria em nossa lista, a grande lista dos imortais do século XX.

2 comentários:

  1. Sem ofensas. Mas excluíria o Dalai Lama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara. Ele não está na lista! Faz mais de 10 anos que fiz essa lista, acho que eu excluiria alguns nomes, mas como faz muito tempo vou deixar assim mesmo. Obrigado por comentar!

      Excluir