terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os melhores filmes de Nicolas Cage


Ontem assisti "O Vidente" que passou na Tela Quente, sim ainda temos mesmo que raramente alguns filmes interessantes para ver segunda-feira a noite na tela da Globo. Não é um daqueles filmes sensacionais mas tem a participação de um ator muito bom, o Nicolas Cage, claro que também tem a maravilhosa Jessica Biel, mas um post sobre ela seria só com fotos desta musa espetacular. Assim sendo resolvi respirar fundo, deixar de pensar um pouco nessa gata e tentar fazer mais uma das famosas listas que esse blog tomou o costume de fazer. Vamos ver quais são os 10 melhores filmes de Nicolas Cage, na minha opinião obviamente. "O vidente" não vai entrar e talvez eu não coloque alguns outros que muitos vão achar um absurdo também, quem quiser reclamar basta fazer o seu comentário!


1982 - Picardias Estudantis
Sinospse:
A partir de crônicas de Cameron Crowe, o filme relata o cotidiano de um grupo de adolescentes numa escola da Califórnia. A história gira em torno de dois irmãos: uma garota grávida interpretada por Jennifer Jason Leigh e um aspirante a playboy vivido por Judge Reinhold. Porém, Sean Penn rouba a cena como o surfista atordoado que vive dando um jeito de provocar o professor Hand, como interromper a aula com a entrega de uma pizza.
Porque foi escolhido: Simplesmente porque o filme é absurdamente sensacional, e entra na lista dos melhores de Nicolas Cage mesmo que ele não tenha lá uma grande participação na fita, e sim porque traz uma curiosidade que é o fato dele aparecer no créditos originais como Nicolas Coppola, que era seu nome antes dele mudar para que sua carreira não fosse marcada pelo fato de ser sobrinho de do diretor Francis Ford Coppola.

1987 - Arizona Nunca Mais
Sinopse: O ex-presidiário H.I. McDonnough (Nicolas Cage) já foi preso tantas vezes que acabou se casando com a policial Edwina (Holly Hunter). Após algum tempo, descobrem que não podem ter filhos e decidem seqüestrar um dos quíntuplos de um casal de milionários. As coisas se complicam quando o pai da criança oferece uma recompensa milionária para quem der pistas sobre os seqüestradores e muita gente sai à procura do bebê, incluindo amigos e colegas do casal. Primeira comédia dos irmãos Coen, “Arizona Nunca Mais” traz o humor original e o visual marcante da dupla, tida como uma das mais importantes dos anos 80 e 90.
Porque foi escolhido: Primeiro porque o filme é muito bizarro, uma dos fatores que a história se baseou para conseguir o seus status de comédia. A atuação de Cage conta muito principalmente por sua caracterização, mas sem dúvida a química que obteve com Hunter foi essencial para o sucesso e introdução na minha lista.

1987 - Despedida em Las Vegas
Sinopse: Ben Sanderson é um roteirista que mora em Hollywood e é alcoólatra. Graças a seu vício, ele perdeu tudo que tinha, inclusive a própria vontade de viver. Dessa forma, ele decide se mandar para Las Vegas e beber até morrer. Ali, acaba encontrando uma prostituta por quem se apaixona e que vive com ele seus últimos dias de vida. Ben não se prende ao amor, mesmo sendo correspondido, e caminha firme em sua decisão de se matar.
Porque foi escolhido: Em primeiro lugar o roteiro, extremamente original e bem desenvolvido na minha humilde opinião. Não da pra ficar falando o tempo todo da atuação de Nicolas Cage, todos os filmes que eu escolhi nessa lista são uma união da história interessante e da atuação brilhante do ator, sendo assim destaco a atuação de Elisabeth Shue, mais uma vez completando o personagem de Cage, mais uma vez belíssima como sempre e fazendo com que este seja um dos cinco melhores filmes de toda a carreira de Nicolas Cage.

1997 - Con Air - A Rota da Fuga
Sinopse: Oficial condecorado é condenado a 10 anos de prisão ao defender a mulher de dois atacantes, matando-os. Quando ganha condicional, pega carona num vôo que está carregando os prisioneiros mais perigosos dos EUA. Algo sai errado e ele enfrenta o grupo.
Porque foi escolhido: Chegou um momento que ficou muito difícil decidir por apenas dez filmes na lista, muitos de vocês que se dispuseram a ler isso vão notar que "A Rocha" por exemplo foi descartado, ou "A Outra Face" e até mesmo "60 segundos". Grandes filmes de Nicolas Cage que até gosto mas não tanto quanto os outros que vocês verão na lista e que talvez nunca tenham ouvido falar. "Con Air" entrou na lista, apesar de eu ter visto apenas uma vez, porque jamais me esquecerei do quanto fiquei impressionado no dia que vi, talvez revendo hoje eu não tenha esse impacto mas na época foi sensacional, adrenalina pura, eu não poderia deixar de colocar um filme de ação, por isso foi escolhido esse.

1998 - Cidade dos Anjos
Sinopse: Seth (Nicolas Cage) é um anjo que vaga pela Terra consolando aqueles que estão com problemas. Maggie (Meg Ryan) é uma cirurgiã, prática e racional que se abala ao perder um paciente, aparentemente sem motivo algum. No fundo de seu coração, ela sente a presença de algo divino, mas se recusa a acreditar em qualquer coisa que não pode explicar logicamente. Até que a força do destino une Maggie e Seth em um amor poderoso e irresistível. Um amor tão forte que faz com que Seth abra mão da sua imortalidade, enquanto Maggie abre seu coração aos mistérios da vida.
Porque foi escolhido: O roteiro conta e conta muito, a história é diferente e muito original na minha opinião. Outra coisa impressionante é que Nicolas Cage está sempre contracenando com belas mulheres, grandes atrizes, desta vez aquela que já foi até queridinha da América; Meg Ryan, loira, linda e muito amável. O legal nas atuações de Cage é que apesar dele não mudar muito seu visual como Samuel L. Jackson por exemplo, ele consegue mudar muito sua expressão, sempre consegue uma atuação um pouco diferente de outras.

1999 - Oito Milímetros
Sinopse: Tom Welles (Nicolas Cage) é um detetive particular acostumado com casos de rotina, que envolvem esposas infiéis e coisas deste tipo, mas espera a grande chance de sua vida profissional. E isso parece acontecer quando é contratado pela viúva de um homem conhecido. Ela encontrou, entre as coisas do falecido marido, um filme de 8 mm com imagens de uma garota sendo assassinada, e quer saber mais sobre o acontecido. As investigações levam Welles a um mundo sórdido, que o afasta de sua família, perturba sua mente e coloca sua vida em perigo.
Porque foi escolhido: Filme incrível, trama envolvente, angustiante, final inesperado, história absurdamente interessante, boas atuações. Daria para ficar horas encontrando motivos para colocar esse filme entre os melhores de Nicolas Cage, lembra muito clássicos como "Silêncio dos Inocentes" e "Seven", esse tipo de filme é sempre bom de assistir e não poderia ficar fora da minha lista jamais.

2000 - Um Homem de Família
Sinopse: Um homem de negócios, após viver uma experiência nada comum dentro de um mercadinho onde teve contato com um tipo de anjo sem saber, acordará ao lado de sua grande paixão do passado e morando em outra cidade, tendo a chance de saber como teria sido a sua vida caso não tivesse tomado a decisão de abandoná-la para seguir a carreira profissional em Nova York onde acabou ficando muito rico mas sozinho.
Porque foi escolhido: Desta vez não vou falar do roteiro, não é original, todos já vimos esse tipo de história antes, o cara vive a vida de outra forma para saber como seria, mas eu escolhi esse filme porque gostei muito da direção, gostei da atuação do Cage obviamente e é mais um daqueles que ele está acompanhado de mais uma belíssima mulher, desta vez Téa Leoni, lindíssima, cativante e encantadora. Uma dica para quem por acaso ainda não tenha visto esse longa-metragem que o faça durante o natal, de preferência no dia 25 de dezembro, durante a tarde, especialmente se estiver chovendo ou nublado, e claro se o seu espirito natalino estiver em dia.

2005 - O Sol de Cada Manhã
Sinopse: Apresentador da previsão do tempo em Chicago recebe oferta de trabalho em uma rede de TV em Nova York. Mas ele é divorciado e, antes de se mudar para a Big Apple, terá de resolver uma série de problemas com a ex-mulher e os filhos.
Porque foi escolhido: Pulei cinco anos na carreira de Nicolas Cage, pulei "60 segundos", não vi os filmes que ele fez em 2001, 2002 e 2003, talvez "Adaptação" que eu vi o final pudesse entrar na lista, mas só vi o final. Até gosto de "A Lenda do Tesouro Perdido" mas preferi incluir esse "O Sol de Cada Manhã", um filme extremamente original, extremamente cativante, sim eu gosto de exagerar nos elogios, atuação fantástica de Nicolas Cage como um pai de família perdido, sem rumo, sem saber o que acontece com os filhos e sempre em pé de guerra com a ex-esposa e seu novo namorado. As situações do dia a dia são muito engraçadas, e refletem literalmente o nome do filme, o sol nasce a cada manhã e você nunca sabe o que vai acontecer. É um tipo de filme que não faz muito sucesso mas que merece muito ser visto, vale muito a pena.

2005 - O Senhor das Armas
Sinopse: Nicolas Cage é Yuri Orlov, um negociante de armas que nunca viu sua prática profissional com olhos éticos. Apesar de fornecer armas para países pobres, imersos em conflitos civis, entre outros compradores, Yuri sempre encarou muito bem seu trabalho, que o deixou extremamente rico e poderoso. No entanto, começa a pensar melhor em sua vida quando é perseguido por Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol.
Porque foi escolhido: Coloco entre os cinco melhores filmes de Nicolas Cage e ao lado do anterior, de "Oito Milímetros" e de "Despedida em Las Vegas" disputa a primeira posição entre as melhores atuações de toda a sua carreira. Ao contracenar com Ethan Hawke então nem se fala. Sem falar na história fantástica sobre tráficos de arma, o final do filme que fala mal da ONU e dos países pertencentes ao G8 que chegou até a ser cortado mas depois voltou a passar, e depois cortaram novamente. O Jared Leto também atuando muito bem e como não poderia faltar mais uma bela mulher em cena, desta vez a desconhecida Bridget Moynahan, mas quem se importa com esse detalhe sendo que ela é tão linda. Um dos melhores filmes sobre guerra e os grandes absurdos que acontecem em muitos lugares desse mundo.

2006 - O Sacrifício
Sinopse: Ao investigar o desaparecimento de uma jovem em uma ilha isolada, policial descobre que os moradores da comunidade escondem um grave segredo. Selecionado para o Festival de Veneza, fora de competição. A história, escrita por Anthony Shaffer, foi filmada anteriormente em 1973 por Robin Hardy, com o título ''O Homem de Palha''.
Porque foi escolhido: Se você que gasta o seu tempo lendo isso (Obrigado!) ainda não percebeu, eu lhe digo que este é o décimo e último filme da minha lista dos melhores de Nicolas Cage. Sim foi ele um dos que derrubou vários filmes conhecidos que muitos de vocês devem ter achado um absurdo estarem fora, mas esse filme diferenciado, peculiar, engraçado e até bizarro tinha que entrar na minha seleção. Eu adoro este tipo de filme, é muito melhor do que aqueles filmes repetitivos e cansativos, só não sei porque não fazem o mesmo sucesso. Claro que além dos conhecidos pulei vários filmes que eu nunca vi, além de ser obrigado a não considerar vários que desde 2006 eu não tive também a oportunidade de ver. Exceto "O vidente" e "Perigo em Bangkok", que gostei muito mas que não tiveram forças para entrar na lista. Não se esqueçam de dar sua opinião nos comentários, espero voltar em breve, tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário