terça-feira, 2 de outubro de 2012

Tempos rápidos em Ridgemont High

Poderia parar e falar desse típico filme dos anos 80, "Fast Times at Ridgemont Hight" ou algo como tempos rápidos em Ridgemont Right, nome do colégio desta longa de 1982, que teve seu título em português traduzido para "Picardias Estudantis". Afinal mesmo que seja uma tradução absurda ela é coerente, pois o tema princial da fita é mesmo sexo, além de drogas e muito Rock. Ele segue aquela velha linha dos filmes que tornariam o diretor falecido recentenmente John Hughes muito conhecido, com toda aquela naturalidade e essência dos anos 80. Vemos um ano escolar passar extremamente rápido durante todo o filme, mas mesmo com uma história interessante, com temas interessantes, hoje, tantos anos depois o que mais impressiona é ver que tantos personagens marcantes ou coadjuvantes eram interpretados por atores que ficariam muito, um pouco e um pouquinho mais conhecidos no futuro. E é isso que esse post quer ressaltar.

Sean Penn - O ator que deu vida a Jeff Spicoli é hoje um dos mais consagrados de Hollywood. Mesmo alheio a toda a trama que envolve o filme, Penn é sem dúvida o que mais chama a atenção. O jovem ator adotou um visual de surfista, largado e que não está nem aí pra nada, ele rouba as cenas todas a vezes que aparece e é o ponto chave para que o filme no caia na mesmice. É como se estivesse em todos os momentos cruciais e ainda protagoniza o grande final. Penn cresceu muito em sua carreira, e tem este filme como um grande marco no início dela.

Jennifer Jeison Leigh - Ela não é tão conhecida como por exemplo Jennifer Love Hewitt, só pra citar outra atriz chamada Jennifer e que usa seus três nomes. No filme ela seria como a atriz principal, mas que não faz par romântico com o ator principal. O que é outro ponto positivo para evitar os famosos clichês. Ela tinha 20 anos na época e interpretou uma personagem de 15, continua trabalhando firme até hoje, mas sem grandes sucessos. Dentre seus filmes mais interessantes está 'eXistenZ', de 1999.

Judge Reinhold - Ao lado de Penn ele é responsável por outros momentos cômicos do filme. Reinhold, que nasceu em 1957, é um dos mais velhos no grupo de jovens. Ele ganhou fama e estrelou grandes filmes como "Um tira da pesada", onde interpreta o policial que está sempre correndo atrás de Eddie Murphy, além do excelente "Vice-Versa" e "Meu Pai é Noel", mas com poucos papeis principais ele também acabou em filmes que se transformaram inevitavelmente em verdadeiras bombas, afinal quem nunca se horrorizou ao ver "O carro desgovernado" de 1997, pois é, Reinhold estava lá.

Phoebe Cates - Ela interpreta a amiga de Stacy, sempre dando conselhos sobre sexo. Depois de Picardias ela só fez um outro filme de grande sucesso que foi "Gremlins". Infelizmente pouco para uma jovem que mostrava bastante talento, porém sua cena saindo da piscina e tirando o biquini ficará eternamente gravada na memória de todos.

Forest Withaker - Para quem há algum tempo não assistia o filme, irá se surpreender ao ver em cena este excelente ator chamado Forest Withaker. A lista começa logo depois de Picardias e vai longe, o amigo de Van Dame em "O Grande Dragão Branco" ou o médium de "A experiência". Foram anos buscando o seu espaço e ele aos poucos foi aumentando. Em 2004 a carreira já é bem sucessida, mas ele sempre quer aparecer mais, "Por um fio" e "O quarto do Pânico", Withaker finalmente se consagra em "O último rei da Escócia", mas não para por aí, vem "Os Reis da Rua" e muitos outros. O ator que fazia um invocado jovem em "Picardias Estudantis", é hoje também um dos mais consagrados em Hollywood.

Eric Stoltz e Anthony Edwards - Pelo nome talvez dois desconhecidos, mas os atores que fizeram no filme dois amigos de Spicioli, e que aparecem apenas no começo, ficaram também famosos ao longo dos anos. Stoltz pode ser visto em longas como "Pulp Fiction", "Adoraveis Mulheres", "Jerry Miguire", "Anaconda", "Efeito Borboleta" e "Milk", onde voltou a trabalhar com Sean Penn tantos anos depois. Já Edwards é o ator principal de "A vingaça dos Nerds" e esteve também participando de "Top Gun", porém você finalmente lembrará dele de uma vez por todas assintindo o seriado "Plantão Médico", sim ele é o Dr. Mark Greene.

Vicent Schiavelli - É um dos professores da escola. Ele participou de filmes como "Batman" e "O povo contra Larry Flint", mas seus papel mais notável depois de "Picardias Estudantis" é sem dúvida "Ghost", onde interpretava o assustador fantasma do metrô.

Nicolas Cage - Quem viu o filme sem dúvida deve estar estranhando Nicolas Cage fechando essa lista. Se não bastasse tantos atores com rostos conhecidos, se não bastasse Sean Penn e Forest Withaker, o filme ainda trás outra grande surpresa, outro ator que se tornou referência no mundo do cinema e das celebridades. Sim, Nicolas Cage está nesse filme, talvez seja até seu primeiro trabalho nas telonas, ele mal aparece realmente, mas está lá. Ele é um amigo de Judge Reinhold, na verdade colega de trabalho na lanchonete, aparece muito rapidamente, e é preciso estar muito atento para vê lo. Atenção que vale para ver não só ele como todos os atores que estiveram aqui e que um dia se tornaram muito mais conhecidos, afinal o filme de Amy Hackerling foi muito bem feito, e vale muito a pena assisti-lo mesmo nesses tempos modernos, e muito mais rápidos, de hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário