sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Melhores diretores de escolas nos filmes

Quando se fala em filme associado a diretor, todo mundo pensa no diretor do filme, tipo no Steven Spilberg, por exemplo. Mas esse post vai falar de outro tipo de diretor, aquele diretor da escola, lembram da época da escola, quando vocês aprontavam alguma e iam parar direto na diretoria? Quem vinha encher o saco era sempre o diretor, dava uma suspensão e pronto, acabava com a sua farra (isso jamais aconteceu comigo, é sério). Então, nos filmes juvenis, de High-School, sempre tem lá a escola, os alunos, que são os atores principais e o tal do diretor ou diretora. Sempre com seu papel marcante e indispensável. Portanto vamos ver os melhores diretores de escolas em filmes, afinal todos adoram uma listinha, inclusive eu, então aproveite bem essa porque deu muito trabalho e não chegou nem a dez selecionados.

7. Rosalie Mullins

Interpretada por Joan Cusack, a diretora da escola do filme "Escola de Rock" é a única representante do sexo feminino que teve uma atuação notável e mereceu estar aqui. Rosalie Mullins traz um algo a mais ao filme que se não fosse Jack Black seria um filme qualquer e muito sem graça, o fato dos dois acabarem tendo até um envolvimento maior no decorrer da história deixa tudo ainda mais interessante, por isso a sétima melhor diretora de escola em filmes é Rosalie Mullins, vivida de maneira épica por essa excelente atriz pouco reconhecida que é Joan Cusack.

6. Rick Latimer

Será que alguém algum dia já contestou o excelente trabalho de James Belushi nos cinemas? Sería ridículo se o fizessem, Belushi é um excelente comediante e sabe o que fazer quando o assunto não é fazer rir, certo mesmo é que Rick Latimer é um professor e não um diretor, mas quando recebe o castigo de se transferir para a escola Brandel High ele ganha o cargo de diretor, e terá que dar um jeito na fama de violência que a tal escola tem, ao lado do chefe da segurança Jake Phillips (interpretado por Louis Gossett Jr.), ele lutará contra os alunos, na maioria afro-americanos e latinos e vários que já foram expulsos de outros colégios, na tentativa de acabar com o antro de violência e vendas de drogas, um clássico sem dúvida alguma.

5. Joe Clark

Dê uma boa olhada na sinopse do filme anterior: "Um Diretor contra todos", e nem precisa saber a sinopse do filme onde está o diretor Joe Clark, a idéia de "Meu Mestre, Minha Vida" é totalmente igual ao longa de James Belushi, com o detalhe que veio dois anos depois daquele, mesmo assim o que faz Joe Clark ser um pouco melhor do que Rick Latimer é o fato de ser interpretado por Morgan Freeman, que é um verdadeiro monstro, e por ter vindo depois as coisas acabaram saindo relativamente melhores e o roteiro rende mais nas mãos de John G. Avildsen, porém ambas as fitas são excelentes e os dois diretores das duas escolas são excepcionais, mesmo porque no final inevitavelmente eles resolvem todos os problemas.

4. Richard Vernon

O mestre John Hughes e um verdadeiro clássico dos anos 80, o diretor da escola do filme "Clube dos Cinco" não poderia ficar fora desta lista, interpretado por Paul Gleason, ele obriga cinco alunos de sua escola a ficarem de castigo em um dia de sábado presos em uma sala, o roteiro do filme é sensacional, a história toda se passa praticamente dentro da escola, com a maioria das cenas dentro da sala que acaba até sendo trancada em um determinado momento pelo severo e inesquecível diretor Richard Vernon, a vida às vezes não é mesmo fácil, mas talvez ele nem tenha conseguido o que queria, pois estava lidando com alguns nomes como Emilio Estevez e a inesquecível e eterna Molly Ringwald.

3. Skinner

Houve uma diretora e também tem que ter um diretor animado na lista, afinal os direitos são iguais, e não dava para colocar outro diretor de desenho se não o diretor Skinner de "Os Simpsons", o extremamente engraçado diretor Skinner que está sempre sofrendo com Bart Simpson, mora com sua mãe e tem um relacionamento instável com a professora Edna Krabappel. Os episódeos em que aparece não teríam a mesma graça se ele não existisse ali, sem dúvida fazendo muitos darem muitas risadas e figurando com a excelente terceira colocação em nossa modesta lista, a lista que homenageia os diretores de escolas nos filmes, e que ainda não chegou ao seu final.

2. Ed Rooney

Rooooooneeeeyyyyyy, John Hughes mais uma vez, clássico dos anos 80 mais uma vez, aí virou covardia, não há como não exaltar eternamente o diretor Ed Rooney de "Curtindo a Vida Adoidado" que é interpretado por Jeffrey Jones, ele sofre demais nas mãos de Ferris Bueller tentando evitar que o mesmo continue faltando nas aulas para curtir a vida adoidado, roteiro sensacional e atuações épicas e inesquecíveis, as cenas em que Rooney é enganado por Bueller e que sempre se da mal são sensacionais, mas a sequência final onde o diretor tenta invadir a casa de seu perseguido é antológica, ele acaba sem sapato, com as roupas rasgadas e cheio de lama, é obrigado a entrar no ônibus escolar e sentar ao lado da garotinha que ninguém quer chegar perto, ainda vê o quanto os alunos o odeiam através de pichações no próprio veículo escolar, Rooney merecia até a primeira colocação nesta lista, se não fosse o dono dela.

1. Mr. Strickland

"Você é um fracassado McFly, o seu pai era um fracassado é você também será", essa frase foi dita pelo Sr. Strickland para Marty McFly em 1985 e já havia sido dita de forma semelhante para George McFly em 1955, tudo porque Strickland é o diretor da escola de Hill Valley em 1985 e também era em 1955, no filme "De Volta Para o Futuro", um dos maiores filmes que já existiram em todos os tempos, e com um diretor atemporal, sensacional, mesmo porque a interpretação de James Tolkan é precisa e cativante, assim como qualquer uma desse longa excepcional, e as coisas não terminam por aqui não, na sequência da trilogia Strickland volta para mais um show em cena, principalmente no 1985 alternativo e mais uma vez em 1955 tentando colocar ordem na escola e manter Biff Tannen nos eixos, por isso ele merece a primeira posição, nessa lista talvez até inédita dos melhores diretores de escolas em filmes, será que faltou algum ? Se você souber por favor não exite em colocar sua sugestão nos comentários, ela será muito bem vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário