terça-feira, 2 de outubro de 2012

Atores e atrizes que começaram na infância

Quem nunca viu um ator ou uma atriz atuando em algum filme e logo pensou: Esse aí ou essa aí não fez aquele filme tal quando era criança? A resposta para essas dúvidas geralmente é positiva, pois naturalmente aquele pequeno aprendiz conseguiu seguir sua carreira na arte do cinema e naturalmente cresceu e ganhou papéis de adolescente, papéis de adulto, deixando para trás uma época certamente marcante em sua vida. Mas mesmo com tantos casos de sucesso, principalmente quando se trata das mulheres, há também casos trsites de decadência, na maioria quando se trata dos homens. A carreira não seguiu, as coisas não deram certo e os filmes que fez na infância são seus únicos bons e grandes registros que ficaram apenas na memória, sendo assim vamos eleger em mais uma lista os dez maiores atores e atrizes que começaram suas carreiras na infância.

10. Haley Joel Osment
Em décimo lugar na lista o primeiro dos casos tristes, poucos lembram ou sabem que Haley Joel Osment esteve no filme "Forrest Gump" fazendo justamente o filho de Tom Hanks nesse longa emocionante, a participação foi pequena mas o pequenino de apenas seis anos de idade já mostrava algum talento. Mostrava que algo de bom estava por vir, e não demorou muito, em 1999 ele estrelou "O Sexto Sentido" e deu um verdadeiro show sendo até indicado ao Oscar. Na sequencia vieram "A Corrente do Bem" e "A.I. Inteligência Artificial", mas depois de um fracasso e outro nas telonas o garotinho virou um garotão e os fracassos vieram na vida pessoal. A fama pesou e ele caiu em tentação, aos 18 anos foi preso por dirigir alcoolizado e por porte de maconha, recentemente gravou filmes como "Home of the Giants", mas quem ouviu falar dele?

9. Dakota Fanning
Atingindo a maioridade, pois Dakota Fanning já está com 18 anos e longe de ser uma garotinha inocente. A pequena notável encantou a todos nos últimos anos com seus papeis espetaculares e emocionantes, ainda é cedo para dizer se ele vai dar certo ou não, mas é certo que ela tinha tudo para que o exemplo dado por Osment não se repita. Por isso Fanning ocupa ainda a nona colocação, mas quando se tornar adulta poderá ser uma das mais bem sucedidas atrizes que começaram a carreira ainda crianças. Dentre seus principais papeis estão "Uma lição de Amor", "Encurralada", "Grande Menina, Pequena Mulher", "Chamas da Vingança", "Amigo Oculto", "Guerra dos Mundos" e muitos outros, além de participações em séries como "ER", "CSI", "Friends" e principalmente "Taken" onde deu outro show a parte. Há três anos atrás não havia dúvidas que ela seria uma das maiores atrizes do futuro, mas seus filmes na adolescência foram muito ruins. Tomara que melhore.

8. Macaulay Culkin
Os filmes "Esqueceram de Mim" partes 1 e 2 são verdadeiros clássicos do cinema infantil, duas pérolas sem dúvida alguma, estrelados pelo pequenino e cativante Macaulay Culkin. Mais um ator mirim pródigo que mostrava seu talento nas telonas, tanto talento que fazer filmes passou a ser uma rotina na vida dele naquela época. Ele estrelou também outros sucessos como "Meu Primeiro Amor", "Acertando as Contas com Papai", "Anjo Malvado" e "Riquinho", e aí que os problemas começaram, ele ficou muito mais do que riquinho, ficou milhonário, perdeu a cabeça e perdeu o rumo, os escândalos pessoais afundaram definitivamente qualquer rumo que sua carreira pudesse seguir, é um típico exemplo de atores que conseguem ser brilhantes quando crianças, mas não demostram mais a mesma magia depois que crescem. Eles perdem a graça e não desenvolvem mais o seu talento, Culkin continua atuando em vários filmes hoje em dia, mas quem ouve falar tanto dele como ouviu no início da década de 90?

7. Alyssa Milano
Quem nunca viu deve procurar ver o filme "Medo", com atores hoje muito conhecidos como Mark Wahlberg e Reese Witherspoon, a história é muito interessante mas o que importa é saber que lá está Alyssa Milano, a belíssima atriz que estrelou muitos outros sucessos no cinema e na TV, interpretando a Samantha Micelli do seriado "Who's the Boss?" e a adorável Phoebe Halliwell, do seriado "Charmed", ou seja, a carreira de sucesso que tem hoje começou muito antes que ela se tornasse famosa no cinema, pois quase ninguém sabe ou associa seu belo rosto de hoje ao da pequenina Diane, a filha sequestrada de Arnold Schwarzenegger no filme "Comando Para Matar" de 1984, uma participação aleatória de Milano no cinema mas que se somou a muitos outras coisas que ela fazia em sua infância depois de ver um musical da Broadway e decidir que seguiria uma carreira artística, se tornando até cantora com discos lançados no Japão, começou pequena e cresceu aos poucos sem alarde e sem escândalos, por isso mereceu a sétima colocação.

6. Cristina Ricci
É difícil dizer se hoje em dia Cristina Ricci está em decadência ou não, a verdade é que fazer filmes como "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça", "Filha da Luz" e até mesmo "Speed Racer" pode ser considerado como sucesso após se tornar adulta, mas a essência, a magia e o encanto que Ricci tinha quando atuava ainda criança não pode ser mais resgatado, ficou para trás e ficou apenas na memória de cada um que teve a oportunidade de ver seus filmes desde o primeiro no ano de 1990 atuando ao lado de Cher e Winona Ryder em "Minha Mãe é uma Sereia", que foi seguido pela célebre Vandinha de "A Família Addams" e Kathleen "Kat" Harvey de "Gasparzinho, O Fantasminha Camarada" feito já em 1995, sendo que depois disso ela não parou mais de atuar, fazendo inúmeros filmes, e talvez este tenha sido o seu grande erro, aceitar muitos papéis ou invés de escolher a dedo e se dedicar mais a cada um deles como se dedicou tanto no início ainda criança, o problema é que às vezes não é possível escolher, sendo apenas escolhida, assim resolvi escolher a sexta posição para ela.

5. Sean Astin
O clássico dos clássicos filmes de aventuras de toda a história do cinema, se alguém nunca teve a oportunidade de ver o filme "Goonies" não sabe o que está perdendo, ou será que o encanto que ele exerceu sobre quem o viu foi restrito para aqueles que tiveram essa oportunidade nos anos 80? não sei, só sei que nesse filme estavam vários atores mirins sendo um deles o hoje adulto Sean Astin, fazendo naquela oportunidade Mikey, justamente o ator principal de toda a trama, uma atuação célebre e inesquecível em um filme célebre e inesquecível, mas que infelizmente não o levou a fazer ainda criança outro sucessos como este, cresceu e se tornou diretor, produtor e uma pessoa bem sucedida, mas sem mais nenhum papel principal nas telonas, restando apenas papéis secundários, afinal o importante é atuar, então ele atuou e apareceu novamente em um grande filme quando fez a trilogia "O Senhor dos Anéis", o retorno deu certo e ele foi parar em outros filmes de sucesso sendo "Como Se Fosse a Primeira Vez" um deles e "Click" o outro, coicidêntimente ambos estrelados por Adam Sandler, o ator que adora dar uma oportunidade a um amigo, além também de atuar muito bem em uma temporada da série "24 Horas", mas o que se espera de fato é que não façam remake de "Goonies", muito menos gravem a continuação com todos os atores já crescidos, pois seria uma grande catástofre.

4. Natalie Portman
A Belíssima e encantadora Natalie Portman, judia e vegetariana desde os oito anos de idade, seu lindo rosto estampa as capas de revistas e ela é muito mais conhecida por seus papeis recentes, a rainha Padmé Amidala dos episódeos de "Star Wars" ou a sedutora Alice de "Closer", a cabeça raspada em "V de Vingança" ou até mesmo o drama "Em Qualquer Outro Lugar" que lhe rendeu uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante. Mas a verdade é que Portman começou cedo, foi convidada para ser modelo aos 10 anos de idade, recusou pois queria mesmo ser atriz, conseguindo seu primeiro papel no filme francês "Léon", traduzido no Brasil como "O Profissional" e estrelado por Jean Reno e dirigido por Luc Besson, lá ela fez o papel da jovem Mathilda que tem a família assassinada e vai em busca de vingança, depois disso apareceu em outro grande longa chamado "Fogo contra Fogo" além de "Marte Ataca!" e "Todos Dizem Eu Te Amo", quando já tinha seus 15 anos de idade, o trabalho já estava feito, bastou mais três anos para o primeiro grande papel de sua vida, daí em diante apenas mais e mais sucessos até ganhar o Oscar de melhor atriz inclusive.

3. Elijah Wood
Se você simplesmente assistir o filme "De Volta Para o Futuro II" sem saber da informação então dificilmente vai notar, mas se souber vai ser muito difícil não reparar, na cena em que Michael J. Fox joga um fliperama antigo no ano de 2015 que lá está ele, bem pequenino e descrito apenas como o "Garoto do video-game", mas é ele, é Elijah Wood, mais um ator que começou criança e teve um enorme sucesso na carreira, a participação no filme de Robert Zemeckis foi pequena mas vieram muitas outras oportunidades na squência, como o escelente "Radio Flyer", o encantador "Eternamente Jovem", o pragmático "Day-o, Um Amigo de Infância" e a quase boa influência que acabou não sendo exercida sobre Macaulay Culkin em "O Anjo Malvado", aliás a história desse filme praticamente se tornou realidade. O período de crescimento não o colocou em grandes produções mas logo ele retornou à tona e deixou o velho amigo (ou inimigo!) Culkin para trás, fazendo "Impacto Profundo", "Prova Final" e finalmente o maior papel de sua vida em "O Senhor dos Anéis", restando agora apenas se livrar do personagem Frodo que marcou demais sua vida e seguir em frente, sendo que a tentativa em "Sin City" foi frustrada, mas quem sabe algum dos outros inúmeros filmes que ele tem feito trazem o resultado esperado.

2. Drew Barrymore
Haley Joel Osment e Macaulay Culkin não deram certo e quase que Drew Barrymore também não da, aos sete anos de idade ela encantava o mundo com sua atuação marcante no sucesso "E.T. O Extraterrestre", mas daí em diante entrou em profunda decadência, aos nove anos já fumava, aos 12 usava cocaína e aos 13 estava internada em uma clínica de reabilitação, a recuperação foi difícil mas ela conseguiu dar a volta por cima e deixar os vícios para trás, Drew Barrymore cresceu fisicamente e mentalmente também, voltou para o cinema e voltou com tudo, estrelando sucessivos sucessos como "Batman Eternamente", "Pânico", "Afinado no Amor", "Nunca fui Beijada" e finalmente o maior destaque para o grande público em "As Panteras", mas ela não parou por aí fazendo ótimos trabalhos também em "Confissões de uma Mente Perigosa", "Duplex", "Como se Fosse a Primeira Vez", "Amor em Jogo" e muitos outros, podendo lembrar como muito orgulho da pequena e encantadora Gertie, que quase teve um fim mas por muita sorte se recuperou e retomou um carreira de enorme sucesso.

1. Kirsten Dunst
Indicada ao Globo de Ouro como Melhor Atriz Coadjuvante e vencedora do MTV Movie Awards como Melhor Revelação Feminina e cena de Melhor Beijo, estes foram os resultados que Kirsten Dunst conseguiu depois de atuar aos 12 anos de idade no filme "Entrevista com Vampiro" ao lado de Tom Cruise e Brad Pitt, que por incrível que pareça foi o quinto filme de sua vida que começou já ao três anos de idade atuando como modelo, e que alavancou para o sucesso onde conseguiu papéis ainda jovem em filmes como "Adoráveis mulheres" e "Jumangi", mas que assim como outros e talvez como uma triste tradição teve problemas pessoais também, era dependente alcoolica e teve que se internar em uma clínica para se recuperar, por sorte e mais uma vez para alegria de todos se recuperou, voltando a atuar a fazendo muito bem a transição pela adolescência, não dispensando papéis básicos como os que fez em "Todas as Garotas do Presidente", "As Virgens Suicidas", "Teenagers - As Apimentadas", "Volta Por Cima" e "Gostosa Loucura", até finalmente ter uma oportunidade mais digna quando protagonizou "Homem-Aranha" e suas continuações, lhe redendo novas oportunidades como em "Wimbledon, o Jogo do Amor", "O Sorriso de Monalisa" e "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", naquela que é na minha opinião a carreira mais bem sucedida dentro todos os atores e atrizes que começaram suas carreiras ainda na plenitude de suas infâncias.

Menções honrosas: Lindsay Lohan e Christian Bale. Corey Haim e Corey Feldman

Nenhum comentário:

Postar um comentário