terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eu vou sair por aí viajando pelo Universo

Eu fui da Terra até Plutão, passei por Urano, Netuno e até Saturno. Eu cansei de Marte, cansei de Mercúrio, vou sair por aí sem rumo, vou viajar por todo o Universo, por essa imensidão sem fim que ninguém sabe nem o tamanho exato que tem. São muitas galáxias, muitas estrelas, até onde vai tudo isso? Desde o Big Bang é a mesma coisa, antes não se sabe o que havia, depois ainda não se conseguiu determinar ao certo o que há de fato. Será que o Universo todo tem mesmo um raio de 13,7 bilhões de anos-luz? Ou será que os estudos que apontam nada menos que 78 bilhões estão mais corretos? isso daria uma distância exorbitante de estupendos 156 bilhões de anos-luz de ponta a ponta, mas espera aí, não disseram que o Universo era infinito? sem bordas.

Acredite, se não existe borda é claro que não existe centro. A Terra não é o centro e certamente se daqui só é possível enxergar 13,7 bilhões de anos-luz a diante, fica mais do que claro que a coisa toda vai mais longe do que isso. E o mais incrível é que só nesse "pedacinho" do nosso querido Universo, existem bilhões de galáxias, cada uma, incluindo a nossa adorada Via-Láctea, conta com cerca de 200 a 500 bilhões de estrelas. Todas muito parecidas com essa estrela aí pertinho de Terra, o Sol claro, tudo isso dentro da nossa própria galáxia, que se multiplicarmos pelo número total de galáxias da um absurdo de 10 sextilhões de estrelas, um 10 seguido de 21 zeros.

E pensar que outro dia mesmo o Mundo todo celebrava a chegada do homem à Lua. Completamos 40 anos do grande feito de Neil Armstrong e seus célebres companheiros desconhecidos, mas não menos importantes pois junto com o comandante foram recebidos pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama. "Yes, we can", claro que podemos, podemos chegar à Lua, podemos viajar por aí, construir um Estação Espacial Internacional, gastar bilhões de dólares e continuar sonhando com a conquista de Marte. Viva o telescópio Hubble, que nos proporcionou belíssimas imagens do Universo, de lugares que não iremos chegar tão cedo.

Proxima Centauri está bem ali, é a próxima estrela mais perto da Terra depois do nosso astro rei maior, o dignissimo Sol. Ela está localizada a nada menos do que pasmem, 4,2 anos-luz de distância da Terra. E para saber exatamente o quanto é isso eu conto para vocês, o famoso ano-luz corresponde a uma distância equivalente à 9,5 trilhões de quilômetros, é muito quilômetro, imagina multiplicado por 4,2? Agora imagina de 200 a 500 bilhões de estrelas com essa média de distância uma das outras, ou talvez não seja tão longe uma das outras como são do Sol, mas mesmo assim da pra ter uma idéia do tamanho da Via-Láceta. E pensar que são bilhões de galáxias em todo o Universo, é muito grande. Tem mais estrelas no Universo do que grão de areia na face da Terra.

Acho que já estou desistindo dessa idéia da viajar pelo Universo à fora, só se eu pudesse ir na velocidade da luz. Mas aí seria um perigo, dizem que o Universo é curvo, dizem que se eu andar em linha reta posso ir parar justamente no mesmo lugar onde comecei. Sem falar na força gravitacional, além do que não posso esquecer da teoria da relatividade, do nosso inesquecível Albert Einstein, ou seja, eu poderia também estar viajando no tempo, indo para o futuro, quem sabe lá eles já não conseguem enxergar mais do que 13,7 bilhões de anos-luz pra cada lado. Quem sabe lá já não determinaram o tamanho exato do Universo, algo que certamente não ajudaria em nada nessa viagem.

Se existem tantas estrelas nessa imensidão de Universo, provavelmente existe tantos planetas quanto. Será que em algum desses planetas existe vida? Ou possibilidade de vida pelo menos? O ser-humano mais uma vez com sua fraca expansão de senso fica tentando provar que algum dia existiu água ali em Marte. Santa paciência, mal sabe ele o que pode haver há 10, 20 ou até 50 bilhões de anos-luz da Terra. O Universo tem muitos e muitos mistérios, o homem tenta explorá-lo com imagens e até com a presença física, mas vai demorar muito para conseguir descobrir alguma coisa bem interessante. Muito mais fácil acabar sendo descoberto antes, afinal indícios de visitas extra-terrestres é o que mais se tem visto nos últimos 100 anos de vida na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário