segunda-feira, 1 de outubro de 2012

As mil faces de Samuel L. Jackson


Assim como eu, muitas pessoas já devem ter notado também. O ator norte-americano Samuel L. Jackson muda completamente a cada novo filme que faz em Hollywood. Não que muitos outros atores também não mudem, não se caracterizam de acordo com cada personagem e principalmente apimente suas interpretações, mas é que no caso de Jackson as coisas vão ao extremo. Desde ter ou não barba ou ter ou não cabelo, até as roupas, a postura e principalmente o jeito de ser. Ele muda e muda muito, fazendo até com que embora não com muita frequência, seja difícil ver que aquele ali é ele mesmo.

Vamos até deixar o "Na época do ragtime" e o "Lute pela coisa certa" de lado. Estes foram alguns dos primeiros trabalhos dele no começo e meados dos anos 80, mas em 1988 teve uma aparição inesperada pouco percebida pela maioria das pessoas. Foi em "
Um príncipe em Nova York" quando apareceu como um ladrão para assaltar Eddie Murphy, claro que caracterizar um negro como bandido na Nova York dos anos 80 acabou, infelizmente por causa da realidade da vida, não sendo uma tarefa das mais difíceis. E assim Samuel já deu seus primeiros passos mostrando que estava pronto para iniciar suas mil faces no cinema.

Vamos pular o locutor "jamaicano" de "Faça a coisa certa" e também o traficante de "Os bons companheiros" além da passagem pelo agitadíssimo "Amor a queima roupa" e vamos agora direto para "O Parque dos Dinossauros". Impressionante como ele está diferente neste filme, eu confesso que nas primeiras das milhares de vezes que vi esse filme nem sabia que se tratava de Samule L Jackson. E ele está apenas com um óculos, um cabelo curto e o inseparável cigarro no canto da boca. E pra sorte de Steven Spilberg a película é de 1993, pois nos dias de hoje o ator dificilmente aceitaria o final que teve na história.

Um ano e mais alguns filmes depois e Samuel encarna Jules Winnfield em "Pulp Fiction - Tempo de violência" aquele cabelão típico e talvez um personagem que tenha tido mais semelhança com sua vida no passado. Talvez, pois certeza mesmo é que não foi o motorista de táxi de "Duro de Matar 3", agora com pouca caracterização física e muito mais mudando o jeito de ser, uma época em que ele já estava sendo reconhecido facilmente até. Porém em 1996 ele surpreendeu mais uma vez em "Tempo de Matar", fazendo um pai trabalhador, um personagem sofrível que faz justiça com as próprias mãos. Aqui sem dúvida uma das melhores interpretações de toda a sua carreirra.

Em "A negociação" ele aparece mais uma vez com cabelo, algo que não faria no filme seguinte, "Star Wars" onde apareceu totalmente careca. Fez um coronel em "Regras do Jogo" e na sequência um policial emblemático dos anos 70 em "Shaft", tudo muito interessante mas ainda no ano 2000 viria um de seus personagens mais caracterizados de todos, em "Corpo Fechado" mais uma vez atuando ao lado de Bruce Willis, tendo uma aparência física como jamais se havia visto antes, principalmente pela forma do cabelo, além de estar preso a uma cadeira de rodas, mais uma vez aliados à um excelente interpretação em cada cena.

Mais uma vez careca só que agora com bigode, personagem sério em "Coach Carter - Treino para a vida", mas ele também sabe ser engraçado e bizarro, como em "Serpentes a Bordo", só de mudar as roupas parece que mudou tudo, e nos últimos anos seguiu mudando, aparecendo como um gerente sinistro de um hotel sinistro em "1408" e a última grande transformação, onde surgiu de cabelos brancos e novas roupas no interessante "Jumper". As produções não pararam e ele surpreendeu mais uma vez em "The Spirit - O filme", assim resta esperar que muito mais facetas de Jackson venham por aí, pois nem quando joga golfe o ator deixa de mudar, usando roupas coloridas e sua indispensável e esquisita boina na cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário