terça-feira, 2 de outubro de 2012

Comédia, drama a aventura com Tom Hanks


Seu nome do meio começa com J e ele nasceu no dia 9 de julho de 1956, tem 1,83m de altura e se chama Tom Hanks, um dos melhores atores de Hollywood, que começou a carreira em 1980 e de lá pra cá gravou inúmeros filmes, dentre os quais estão as inesquecíveis comédias, os grandes dramas e também algumas aventuras, e com o passar do tempo ele foi mudando o seu estilo, sem perder a qualidade jamais, ganhou vários prêmios e ainda trabalhou não só como ator, mas também produtor, roteirista e até diretor, assim vamos lembrar aqui todos os filmes em que Tom Hanks atuou, destacando os melhores e os mais marcantes deles.

1980 - Trilha de Corpos, 1982 - Labirintos E Monstros

1984 - Splash - Uma Sereia em Minha Vida
Para mim esse foi o primeiro grande filme de Tom Hanks, aqui ele atua ao lado de Daryl Hannah na pele do personagem Allen Bauer, irmão Freddie Bauer, interpretado pelo inesquecível John Candy. Ele se apaixona pela linda mulher que na verdade é uma "Sereia de verdade", e passa quase todo o filme tendo evitar que todos descubram o segredo dela, principalmente Walter Kornbluth que os persegue a todo custo até conseguir seu objetivo de revelar toda a verdade, é um filme típico dos anos 80, um clássico de Sessão da Tarde e é sempre um prazer assistí-lo, entra facilmente na lista daqueles que ninguém cansa de ver.

1984 - A Última Festa de Solteiro, 1985 - O Homem do Sapato Vermelho

1986 - Um Dia a Casa Cai
Esse filme é um dos mais engraçados que existem, mais um clássico dos anos 80 e com roteiro que na minha opinião é super original, Tom Hanks e sua esposa resolvem comprar uma nova casa, era um oferta irrecusável, porém eles acabam entrando em uma verdadeira furada, aos poucos a casa começa literalmente cair aos pedaços, e eles acabam se vendo obrigados a fazer uma grande reforma. Vale destacar ainda a participação especial de Joe Mantegna, que está assim como Hanks muito engraçado.

1986 - É Difícil Dizer Adeus, 1987 - Dragnet - Desafiando o Perigo

1988 - BIG - Quero Ser Grande
Continuando a saga dos roteiros originais, esse acabou inclusive servindo de inspiração para outros filmes como "De repente 30", o personagem de Tom Hanks começa a história ainda garoto, ele vai até um parque de diversões e na máquina dos desejos ele deseja ser grande, o resultado acaba sendo atendido e Tom Hanks entra em cena, as situações que ele irá viver pela cidade são muito engraçadas, como ter que arrumar um emprego, morar sozinho e até começar a namorar, os anos 80 já estavam acabando mas a magia dos filmes dessa época ainda permanecia, e esse sem dúvida é mais um grande clássico dessa época.

1988 - Palco de Ilusões

1989 - Meus Vizinhos São um Terror
Como todos devem ter percebido, não estou falando de todos os filmes da lista, assim fica claro que nem todos os filmes de Tom Hanks são sensacionais, mas cada vez que resolvo destacar um não consigo evitar esse elogio, "Meus Vizinhos são um Terror" é muito sensacional, é na verdade espetacular, são inúmeras peculiaridades, por exemplo o fato do filme inteirinho se passar apenas no bairro onde Tom Hanks mora, não sai dali nunca, além de toda a história, onde ele fica investigando os novos vizinhos que ele julga serem o que podemos dizer de um tipo de "Família Adams", só que assassinos, e ele vai ficar todo o tempo tentando provar sua teoria, custe o que custar, filmes absurdamente divertidíssimo.

1989 - Uma Dupla Quase Perfeita

1990 - Joe Contra o Vulcão
Tom Hanks possui uma grande parceria com o diretor Steven Spilberg fora das telas, porém dentro delas uma das grandes parcerias, no caso até parceria romântica, é feita com a belíssima Meg Ryan, o primeiro filme foi esse, e naturalmente é o menos conhecido de todos, porém voltamos mais uma vez a tal história dos roteiros geniais, Hanks é Joe Banks, um cara que recebe o diagnóstico médico de que vai morrer em pouco tempo, então porque não atender o pedido de uma tribo incomum e se sacrificar pulando dentro do Vulcão que fica na ilha deles, Meg Ryan interpreta três personagens diferentes, sendo uma delas a que vai acompanhar Hanks nessa aventura fantástica e imperdível.

1990 - A Fogueira das Vaidades, 1992 - Radio Flyer, 1992 - Uma Equipe Muito Especial

1993 - Sintonia de Amor
Segundo filme da parceria com Meg Ryan, aqui Hanks é um pai solteiro cujo filho liga para um programa de rádio e conta que o pai é solitário, logo aparecem centenas de mulheres interessadas, entre elas Meg Ryan, que está noiva de Bill Pullman, mas que fará de tudo para conhecer o tal Sam Baldwin, mesmo que inúmeros empecilhos apareçam a cada momento, incluindo o fato dela estar Nova York e ele em Seattle, mais uma bonita história de amor. Destaque para a participação de Rita Wilson, a esposa de Tom Hanks.

1993 - Filadélfia

1994 - Forrest Gump, o Contador de Histórias
Tom Hanks ganhou o Oscar de melhor ator por "Filadélfia" e um ano depois foi o vencedor novamente, desta vez por "Forrest Gump", um filme sensacional, um personagem sensacional, já estou achando que esse deveria ser o título do post, mas a verdade é que não consigo mesmo evitar esse adjetivo, o filme conta toda a história do personagem Forrest, eu acho incrível, ele vai pra Guerra, volta, vira jogador de tênis de mesa, fica milhonário e ainda sai correndo sem parar por aí, o lado dramático da história também me fascinou muito e as atuações de Robin Wright Penn e Gary Sinise foram muito especiais. A carreira de Hanks definitivamente ganhou um novo rumo.

1995 - Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo, 1996 - The Wonders - O Sonho Não Acabou, 1998 - O Resgate do Soldado Ryan

1998 - Mens@gem Pra Você
Terceira e última parte da parceria com Meg Ryan, na minha opinião o primeiro é o melhor, o segundo é mais especial e o terceiro eu considero como o "moderninho", a internet estava ganhando muito espaço e nada como esplorar o tema, mas no caso de Tom Hanks sempre existe a famosa originalidade no roteiro, o básico da história de duas pessoas que nunca se viram trocando e-mails até um dia marcarem um encontro foi além quando no fundo Tom Hanks era o dono de uma grande rede de livrarias e Meg Ryan uma simples dona de uma pequenina loja de livros que tinha na família, os dois se conhecem pessoalmente mas quando se falam pelo computador não sabem quem são de fato, algo que sem dúvida dixou o final da história brilhante e emocionante.

1999 - À Espera de Um Milagre

2000 - Náufrago
Eu já não sei mais se é possível não dizer que o filme é sensacional e que o roteiro é extremamente original, aqui Tom Hanks é um executivo da FedEx e sofre um acidente de avião, ficando isolado em uma ilha deserta por longos quatro anos, impressionante o filme ficar quase sem diálogo por um longo tempo e mesmo assim não fica chato, só ouvimos gritos de Tom Hanks, o barulho do mar até finalmente o monólogo entre Hanks e uma bola de vôlei chamada por ele de Wilson, atuação magnífica do ator mais uma vez, ressaltando que não deve ter sido tão difícil gostar de uma bola chamada Wilson quando lembramos o sobremone da esposa de Tom Hanks. Quanto ao final desse filme onde não sabemos ao certo o que tem na carrespondência que ele guarda, digo que não é muito difícll de imaginar, basta notar que ele vai até o remetente e não o destinatário da encomenda.

2002 - Estrada Para Perdição, 2002 - Prenda-me Se For Capaz, 2004 - Matadores de Velhinha

2004 - O Terminal
Agora deixo para vocês dizerem o que acham de um roteiro onde um imigrante de um país que entra em Guerra de uma hora para outra fica preso dentro de um aeroporto nos Estados Unidos, sem poder sair e passando a morar ali, perseguido pelo gerente do lugar e vivendo as mais diversas situações com funcionários e passageiros como Amelia Warren, interpretada por Catherine Zeta-Jones, eu pergunto mais uma vez, da para não dizer que isso é sensacional e muito original? acho que não, além da atuação de Hanks como um russo que não fala inglês que está estupenda, pra mim disparado mais um filme imperdível de sua filmografia.

2004 - O Expresso Polar, 2006 - O Código Da Vinci, 2007 - Jogos do Poder, 2008 - A Mente Que Mente, 2009 - Anjos e Demônios

Eu ainda não tive a oprtunidade de ver "Anjos e Demônios" e aproveito para ressaltar que "O Código Da Vinci" é excelente também, além do que a carreira de Hanks não acabou e está bem longe disso, vem aí "Boone's Lick" onde ele vai atuar ao lado de Julianne Moore, só resta saber se este também será sensacional e com roteiro original, e com tantos filmes dele assim o difícil é duvidar que não seja.

2 comentários:

  1. Sem dúvida é um muito grande ator, adoro seu trabalho. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Gostei muito de Sully um grande filme de Tom Hanks não conhecia a história e realmente gostei. Super recomendo, o elenco é grande, muito bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por seu interesse e comentário. Não era nem o ano de 2010 quando escrevi esse post originalmente em outro blog e trouxe para cá em 2012 sem atualizar. Vi que tem muitos filmes que não falei a respeito e que são muito bons, a carreira dele deu uma mudada no inicio dos anos 1990 e ele ganhou o Oscar. Ainda não tive a oportunidade de ver Sully, mas tenho certeza que deve ser muito bom, gosto de tudo sobre nova York!!

    ResponderExcluir