terça-feira, 2 de outubro de 2012

Grande Mancha Vermelha de Júpiter

Todo mundo escuta falar até quase que todos os dias sobre o aquecimento global que vem crescendo cada vez mais na Terra durante os últimos anos. Todos escutam atentamente o que é preciso fazer para evitar o seu avanço e suas consequências, porém quase nenhum habitante deste único planeta do Sistema Solar com vida faz alguma coisa contra esse mal. O Greenpeace luta um pouco ali e meia dúzia de gente recicla algum lixo por ali, o executivo magnata não é louco de deixar o carro na garagem, a madame cheia de empregada que trabalha em casa não dispensa o luxo de ter um ar condicionado no seu mini-escritório improvisado. Se a pilha acaba ou a bateria do celular não tem mais jeito elas vão direto para a lixeira, esperar centenas de anos para se decompor. As pessoas não ligam a mínima porque acham que nada de mais grave vai acontecer, se é que já não está acontecendo.

O Brasil costuma se orgulhar de ser um país isento das catástofres naturais. Aqui não tem Furacão, aqui não tem Vulcão e aqui não tem Terremoto, viva !! Estamos todos salvos !!! nada poderá nos afetar não é mesmo? Errado, vejam estas devastações que as chuvas estão causando no Sul e Nordeste do país, arrasando cidades, destruindo tudo que muitos levaram anos para construir. Casas, prédios, tudo se vai, não tem mais escolas e tão pouco hospitais, tudo está sendo destruído e isso é consequência do tão famoso aquecimento global. As desgraças já estão acontecendo em decorrência disso e ninguém está se dando conta, o povo precisa acordar de uma vez, porém já dizem que mesmo que isso ocorra o pior não será evitado, já que o ponto de retorno foi ultrapassado a muito tempo, não tem mais jeito, pobre Indonésia.

Já não bastava o recente Tsunami que arrasou a região, um outro teve que vir arrasar tudo novamente. Samoa vai pelos ares, a população que já sofre no dia a dia acaba por sofrer muito mais. Um corre corre danado pra tudo que é lado, é hora de fugir da onda gigante e evitar uma morte certa, mas isso é pouco, os terremotos que aconteceram em auto mar agora ocorrem em terra firme, mais destruição, mais tristeza, mais dor e muito mais sofrimentos. Não se engane, pois este não é o fim de toda a tragédia, o super Tufão vem aí, um Tornado arrasador com ventos de mais de 200 Km/h está chegando para acabar com tudo que consegui resistir. A Terra que vê um dia com frio demais e outro com um calor infernal, sofre com seu clima maluco e instável, pior mesmo sería morar em Júpíter.

As condições climáticas na Terra mudam em consequência das ações do próprio ser-humano, principalmente no último século onde desenvolveu demais sua tecnologia, mas em Júpter, o planeta gasoso, formado por hidrogênio em pelo menos 85% de sua composição, a coisa é muito mais feia do que por aqui. São tempestades gigantescas por toda a parte do planeta, que é disparado o maior de todo o Sistema Solar, para se ter uma idéia de sua dimensão exorbitante ele podería abrigar em seu interior caso fosse oco. Todos os outros planetas que giram em torno do Sol, a tempestade Oval Branca por exemplo tem exatamente o tamanho de todo o pleneta Terra, que somado a mais um ficaria do tamanho da tempestade logo acima, a temida Grande Mancha Vermelha.

Descoberta em 25 de janeiro de 1979 pela Voyger 1, a Grande Mancha Vermelha existe a pelo menos 500 anos. Ela pode ser vista perfeitamente na superfície do planeta e possui características para não se dissipar jamais, onde a principal explicação é a de que continua existindo pela falta de atrito com uma superfície solida. Exceto pelo fato de que seus ventos andam em direções opostas, e aí é que os cientistas ficam intrigados, tão surpreendidos por isso quanto pela velocidade dos ventos no núcleo do temido furacão, que chega a nada menos 600 Km/h, suficiente para devastar qualquer coisa, porém nada existe lá para ser devastado. Assim ela se torna mais bela do que horrorosa, afinal quem iria aguentar os -108 ºC que fazem por lá.

O planeta Júpiter e sua Grande Mancha Vermelha são fascinantes, assim como todas as outras tempestades e mistérios do Universo. Porém dotados de uma imensidão que fica difícil de imaginar na Terra, ou talvez não, dada tanta destruição causada todos os anos por nossas pequenas grandes catástrofes naturais. Mesmo assim não podemos deixar de pensar que tudo não passa de uma consequência dos nossos próprios atos, se não houvesse nada construído, nada sería destruído. Assim como há milhões de anos acontece em Júpiter, já que tudo faz parte das forças na natureza, acontecem por uma determinada razão e recebem o simpático nome de "Catástofres Naturais", mas a pergunta que fica é: Essas tais ações da Mãe Natureza são naturais mesmos ou são consequências do nosso conforto? As mudanças causadas pelo Aquecimento Global já começaram, é hora de acordar de uma vez por todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário