terça-feira, 9 de outubro de 2012

Onze filmes sobre o 11 de setembro de 2001

11 de setembroÀs vezes eu fico chateado com as pessoas que são contra os Estados Unidos, parece inveja, sei lá. Eu não acho que muitas das atitudes do governo americano sejam corretas, mas isso não quer dizer que eles merecem serem atacados por terroristas que simplesmente colocam dois dos mais importantes prédios do mundo à baixo matando milhares de pessoas, muitas delas que nem votaram no então presidente da época.

O 11 de setembro se tornou um data emblemática, histórica, todo mundo sabe o que aconteceu nesse dia, lembra onde estava e o que estava fazendo. Muitas questões devem ser debatidas, questionadas, mas Nova York jamais merecia o que aconteceu naquele dia triste e inesquecível. Em homenagem a todos que sofreram com isso trago aqui uma lista com onze filmes sobre o 11 de setembro.

11 de Setembro (2002)
Onze diretores de 11 países contribuem cada um refletindo com um curta de 11 minutos sobre os acontecimentos de 11 de Setembro de 2001. Um professor de aldeia no Irã tenta explicar aos seus alunos o que aconteceu. Crianças da cidade em Burkina Faso falam sobre Osama Bin Laden. Uma francesa surda em Manhattan escreve uma carta para John, um homem que a deixou naquela manhã para ir ao trabalho no World Trade Center. A chilena lembra Allende. Eventos relembram outras mortes. A mãe sofre mais do que a morte de seu filho. E assim por diante. O tom varia, assim como as localidades. A maioria das histórias são sobre os outros chegando a um acordo com os acontecimentos do dia, mas pelo menos um confronta o espectador com a tragédia e morte.
Curiosidades
- No segmento de Mira Nair, um clipe de ‘Monsoon Wedding’, filme anterior de Nair, é mostrado na televisão.
- O segmento de Amos Gitai foi filmado em um único tiro contínuo, ou seja, sem cortes.


Fahrenheit 11 de Setembro (2004)
Dando seguimento a ‘Tiros em Columbine ", o cineasta Michael Moore oferece profunda e, embora provocando o sistema de segurança norte-americano, o nível de paranóia, medo, incerteza, falsos valores e patriotismo, que todos combinados para criar um palco para George W. Bush lançar uma guerra contra o Iraque em vez de se concentrar em obter o verdadeiro culpado por trás dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Este documentário também enfoca como alguns sauditas estavam em segurança e secretamente foram levados para fora da América, enquanto aviões foram mantidos no solo após os ataques. Arquivos de filmes, entrevistas francas com os políticos, e um desperdício total de dinheiro público para uma guerra que foi iniciada em falsa pretensão a saber: uma arma de destruição em massa - para tirar o foco do verdadeiro inimigo e para assistir os iraquianos e afegãos inocentes sendo mortos. E uma guerra que acabaria por alienar os EUA e seus cidadãos de quase todos os países da Terra.
Curiosidades
- Moore entrevistou o contratante americano Nick Berg, que posteriormente foi sequestrado e morto por insurgentes no Iraque, mas retirou a entrevista do corte final. Ele disse que a entrevista não seria liberada para a mídia pela família de Berg.
- Foi o primeiro documentário da história a estrear como número um nas bilheterias dos cinemas.


Medo e Obsessão (2004)
A filha americana de missionários Lana retorna a Los Angeles da Palestina para trabalhar em uma missão que ajuda pessoas desabrigadas. Lana nasceu em Ohio e cresceu na África do Sul e Oriente Médio, e ela é uma autêntica cidadã do mundo, conectada através da Internet e ciente de como as outras pessoas vêem a falta de cultura e conhecimento e patriotismo exagerado do povo americano. Sua única relação é seu tio desconhecido Paul, um veterano da Guerra do Vietnã que cortam relações com sua família e é fanático e paranóico. Paul vive em uma van de vigilância, vive como se ele fosse um agente secreto, vê conspiração e células terroristas por toda parte, e tem um preconceito grande contra os árabes e outros não-americanos raças após o 11 de setembro. Reúnem-se uns aos outros, e quando vêem o assassinato de um paquistanês pobre nas proximidades da missão, eles viajam juntos para a pequena cidade de Trone para entregar seu corpo à família, onde Paulo vê uma realidade diferente.
Curiosidades
- A parte de Lana foi escrito com Michelle Williams em mente.
- Bill Pullman foi considerado para o papel de Paul.


People - Histórias de Nova York (2005)
Avinash apelido Avi e Satish seu parceiro são guardas de Manhattan Security, contratado na sequência dos ataques 11 de setembro de 2001. Eles já foram atribuídos para assegurar a proteção de um índio Ganjee. Enquanto Avi é de uma disposição alegre, Satish é muito ranzinza, lutando com problemas pessoais e familiares. Durante seu tempo juntos Avi vai confessar a Satish de seu relacionamento com outra mulher e as consequências que ele deve enfrentar. Emme Keeler serve para os ricos e abastados, fazendo bolos e sobremesas, ela deve enfrentar os fatos, especialmente quando o seu concorrente mais próximo, Safarah Polsky, está à beira do suicídio; Judy Hillerman leva uma vida rotineira e mundano com seu marido, Henry, e se sente como estrangulá-lo e lançá-lo sobre sua varanda 10 º andar; David Burbage e e sua esposa, Allison, deve agora aceitar que o filho de seu excesso de peso ...

As Torres Gêmeas (2006)
Em 11 de setembro de 2001, após o ataque terrorista ao World Trade Center, o edifício desaba sobre a equipe de resgate da Autoridade Portuária e Departamento de Polícia. Will Jimeno e John McLoughlin, seu sargento, são encontrados vivos, presos sob os destroços, enquanto as equipes de resgate lutam para salvá-los.
Curiosidades
- Oliver Stone usou muitos dos membros da East Coast para serem policiais no filme. Todos os membros da PoliceActors.com são membros ativos ou aposentados de uma agência de aplicação da lei, que também são membros da Screen Actors Guild.
- Um outdoor para Zoolander é visível em um momento, como a sombra de um avião sequestrado que desce sobre New York City. Esse filme, lançado logo após os ataques de 11 de setembro, tinha imagens do World Trade Center digitalmente removidas.


Voo United 93 (2006)
Em 11 de setembro de 2001, dois aviões da American Airlines e dois da United Airlines com vôos domésticos nos EUA são seqüestrados por terroristas. Após a colisão de dois aviões contra o World Trade Center e um contra o Pentágono, os passageiros e tripulantes do vôo 93 da United decidem lutar contra os terroristas para retomar o controle do avião.
Curiosidades
- Militares dos EUA e Controladores de Tráfego Aéreo foram usados em algumas cenas para o filme.
- Os controladores militares foram usados apenas durante as cenas militares. As cenas de tráfego aéreo civil foram feitas por controladores de tráfego aéreo reais.


Vôo 93 - O Filme (2006)
Em 11 de setembro de 2001, quatro vôos domésticos são seqüestrados por terroristas nos Estados Unidos da América. Após a colisão de três contra alvos selecionados, os passageiros e a tripulação do vôo United Airlines 93 lutam contra quatro terroristas para retomar o controle do avião. Filme parecido com Voo United 93 (2006), contando praticamente a mesma história e feito para a TV com elenco mais restrito e orçamento menor. Vale muito à pena ver um dos dois, pois evidência justamente o que aconteceu naquele dia com o único avião que não atingiu seu alvo. Eu particularmente achava que o avião tinha sido abatido por caças da força aérea americana na época. No elenco do filmes estão atores como Ty Olsson, Jeffrey Nordling, Brennan Elliott e Kendall Cross.

Reine Sobre Mim (2007)
Alan Johnson tem tudo que ele precisa para passar pela vida: um bom emprego, uma esposa linda e amorosa e seus filhos maravilhosos. No entanto, ele se sente isolado, porque ele acha que ter um trabalho árduo e gerenciar uma família é cansativo e não tem ninguém para conversar sobre isso. Charlie Fineman, por outro lado, não tem um emprego ou uma família. Ele costumava ter tudo isso até os ataques do 11 de setembro quando perdeu a família e que fez ele largar o emprego e isola-se de todos ao seu redor. Como se constata, Alan e Charlie foram companheiros de quarto na faculdade, e um encontro casual de uma noite reacende a amizade que compartilhavam. Mas quando os problemas de Charlie tornam-se demasiado para lidar com, Alan está determinado a ajudar Charlie a sair do seu abismo emocional.
Curiosidades
- Mike Binder escreveu o papel principal com Tom Cruise em mente, que recusou.
- Algumas cenas foram filmadas no interior do Del Rio Diner em Kings Highway, no Brooklyn, Nova York. A lanchonete foi fechada por duas semanas e uma TV de tela plana foi instalada para a produção.


O Preço da Coragem (2007)
Em 23 de janeiro de 2002, Daniel Pearl, do Wall Street Journal vai de Karachi a Dubai com sua esposa grávida, Mariane, também uma repórter. No dia anterior, com grande cuidado, ele arranjou uma entrevista em um café com um clérigo islâmico fundamentalista. Quando Danny não retorna, Mariane inicia uma busca. A polícia paquistanesa, o pessoal da embaixada americana, o FBI e as testemunhas, os registros do telefone, e-mails, e discos rígidos. Onde está ele? Há também o porquê: por causa de EUA abuso de prisioneiros em Guantanamo, por causa de uma história do Jornal de cooperação com a CIA, porque o Pearl é um judeu? Por tudo isso, Mariane é lúcida, direta e determinada.
Curiosidades
- Brad Pitt se tornou uma inspiração para capturar as memórias de Pearl na tela quando ele viu sua entrevista na CNN, enquanto a procura para o seu marido estava acontecendo.
- Inicialmente, o filme foi financiado pela Warner Brothers. Depois que ele desistiu, Paramount Vantage pisou dentro.


Lembranças (2010)
Um drama romântico ambientado em Nova York durante o verão de 2001, onde Tyler, um jovem rebelde, úne-se a Ally através de uma reviravolta do destino. Seu espírito ajuda a curar após uma tragédia familiar, ainda que em breve as circunstâncias que os reuniu ameaçam separá-los. A relação do filme com o 11 de setembro caracteriza spoliers, ou seja, revelações sobre o roteiro.
Curiosidades
- A família Hawkins foi originalmente chamado a família Roth.
- O papel de Ally era o mais difícil do elenco, e demorou uma eternidade para encontrar Emilie de Ravin. O principal problema com Emilie foi a diferença entre a sua altura e a de Robert Pattinson.


Mooz-lum (2010)
Em meio a uma criação rigorosa muçulmana e uma vida social que ele nunca teve, Tariq (Evan Ross) entra na faculdade confuso. Novos colegas, familiares e mentores o ajudam a encontrar o seu lugar, mas os ataques de 11 de setembro o forçam a enfrentar seu passado e fazer as maiores decisões de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário