terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dez grandes filmes de Eddie Murphy

Engraçado, inovador e surpreendente nos anos 80. Eddie Murphy talvez tenha iniciado uma triste queda em meados dos anos 90, passou a fazer grandes produções e perdeu o foco da essência e um pouco da magia que tinha em seu início de carreira. Uma época onde se encontra as suas melhores atuações, os seus melhores filmes, longas engraçados e com histórias interessantes. Mesmo assim é possível selecionar algumas boas idéias de 1996 até os dias de hoje, pelo menos uns três filmes que ficaram bem legais, fora isso o bom mesmo é rever suas aparições de 1992 para trás. Assim eu resolvi fazer essa lista com os dez melhores filmes de Eddie Murphy. São seis dos anos 80, dois dos anos 90 e outros dois dos últimos dez anos, pois mesmo tendo alguns altos e baixos ele ainda consegue ser muito engraçado e cativante como era em seu início de carreira.

1 48 Horas (1982)Praticamente o primeiro filme de Eddie Murphy, ele chegou chegando! atuação memorável ao lado de Nick Nolte que rendeu inclusive uma continuação no ano de 1990, porém sem a mesma essência e precisão deste primeiro filme dirigido por Walter Hill, um filme de ação na maioria das cenas, mas que Eddie Murphy não perdeu a oportunidade de ser engraçado em vários momentos, fazendo suas tiradas extremamente ilárias em vários momentos da fita, os melhores momentos diga-se de passagem, filme histórico e imperdível.

2 Trocando as Bolas (1983)
Os filmes nessa lista estão na ordem cronológica, mas se fosse na ordem de melhor e pior este seria sem dúvida o melhor de todos, um filme extremamente inteligente onde Bellamy e Ameche, dois irmãos milionários fazem a seguinte aposta: será que um mendigo (Eddie Murphy) pode se transformar num executivo e assumir o lugar do sobrinho deles. Não precisa nem dizer o quanto Murphy esta engraçado, e somamos ainda atuações memoráveis de Dan Aykroyd e ainda Jamie Lee Curtis, quem nunca viu esse filme não sabe o que está perdendo, um dos maiores e melhores filmes dos anos 80.

3 Um Tira da Pesada (1984)
Eddie Murphy ganha o papel principal finalmente, ele é o detetive Axel Foley que vai até Los Angeles investigar a morte do melhor amigo, mas seus métodos são questionáveis e ele será seguido sempre de perto por uma dupla de policiais 'certinhos' muito engraçada, vivendo diversas situações que fazem qualquer um dar risada, Murphy se tornaria após esse filme um grande astro de Hollywood, principalmente pelo sucesso comercial que o longa teve atingindo mais de 300 milhões de dólares arrecadados no mundo, um clássico sem dúvida alguma.

4 O Rapto do Menino Dourado (1986)
Clássico da Sessão da Tarde, um filme aventureiro no estilo "Os Goonies" ou "Os Aventureiros do Bairro Proibido" e até mesmo "Indiana Jones", sendo que o diferencial é justamente ele, a estrela principal Eddie Murphy, que faz todos morrerem de tanto rir em vários momentos, principalmente quando encontra aquela que lhe dará as instruções para resgatar o tal Menino Dourado do título do filme, um jovem com poderes místicos que foi raptado por uma seita diabólica, mais uma vez toda a magia e essência dos filmes dos anos 80 que fazem essa fita ser também excelente e imperdível.

5 Um Tira da Pesada 2 (1987)
Se o primeiro filme deu certo então porque não fazer uma continuação, parece que antigamente continuações davam certo, ao contrário de algumas que tentam fazer hoje em dia, mais uma vez Foley sai de Detroit e vai até Los Angeles, mais uma vez ajudando por Billy Rosewood e Taggart e se metendo em diversas confusões com os dois, com o detalhe que eles estão um pouco mais flexíveis desta vez e mais amigos de Murphy, o resultado acabou sendo mais risadas e mais sucesso para o ator que acabou sem sucesso tentando um terceiro filme anos mais tarde, o pior é que a quarta parte está em produção, quem sabe ele acerta agora, mas é muito difícil.6 Um Príncipe em Nova York (1988)
Mais um clássico da Sessão da Tarde, Murphy agora é um príncipe de uma monarquia africana que está descontente com a imposição de seus pais em seguir a tradição e se casar com uma jovem que ele ao menos conhece. Assim decide viajar até Nova York com o objetivo de encontrar a mulher ideal. Mais um filme para dar risadas o tempo inteiro em um roteiro bem engraçado e original, as situações criadas são as mais diversas possíveis e não há como não se divertir diante de tantos acontecimentos inusitados, mais um daqueles filmes imperdíveis.

7 O Príncipe das Mulheres (1992)
Acabou aquela essência de Eddie Murphy, ele foi ganhando espaço, foi fazendo sucesso e talvez queria papeis mais imponetes e representativos sei lá, aqui ele um publicitário bem-sucedido que tem todas as mulheres, só que não consegue se entregar completamente a uma garota - há sempre um detalhe que o incomoda, mas um é primordial: ele precisa gostar dos pés das moças. Eis que um fato o deixa traumatizado: ele terá uma mulher (e brava) como chefe. E será a secretária dela que vai abalar o coração do tal príncipe das mulheres, com o detalhe que essa secretária é Halle Berry, em uma de suas primeira aparições. Esse filme é um dos que ainda se salva na nova fase de Eddie Murphy.

8 O Professor Aloprado (1996)
Eddie Murphy apostou agora em uma refilmagem do clássico ''O Professor Aloprado'' feito em 1963 por Jerry Lewis, onde iterpreta um professor obeso e desajeitado que inventa uma poderosa fórmula que o faz perder peso, transformando-o em um conquistador. O detalhe para o sucesso foi justamente pelo fatro de que o original era de 1963, ou seja, bem antigo, assim não corre o risco de fazer besteira como fizeram com "King-Kong" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate", filmes que precisariam de mais tempo para serem refeitos. Murphy reviveu seus momentos engraçados, principalmente por interpretar outros personagens de sua família, todos gordos, dando ao longa o Oscar de melhor maquinagem. Triste foi a continuação gravada em 2000.

9 Pluto Nash (2002)
Pulei Dr. Dolittle (1998), e outros filmes até interessantes como Até que a Fuga os Separe (1999) e Os Picaretas (1999) além dos péssimos e terríveis Showtime (2002) e Sou Espião (2002), para destacar esse "As Aventuras de Pluto Nash" que considero muito interessante, ele lembra um pouco "O Vingador do Futuro", onde em um planeta ligeiramente distante da Terra, e no futuro, dono de uma clube noturno tenta manter seu negócio, mas sofre o controle de mafiosos, ele é justamente Eddie Murphy que na minha opinião resgatou aqui um pouco de sua velha essência, sendo simples e preciso, algo que ele sabia fazer com extrema maestria mas que perdeu o controle sabe lá por qual motivo.

10 O Grande Dave (2008)
Para finalizar um dos filmes mais interessantes de Murphy nos últimos tempos, ele faz parte de uma civilização alienígena em miniaturas que chega na Terra através de uma máquina em forma de ser-humano no tamanho do ser-humano normal, com o detalhe que a máquina tem a aparência do próprio Eddie Murphy, no fim das contas nada para surpreender ninguém mas no fundo um filme agradável de se ver que como o listado na posição anterior que também resgata a essência e a simplicidade de Eddie Murphy que era primordial em seu início de carreira, esses momentos fazem todos imaginarem que o Eddie Murphy de hoje ainda é o Eddie Muprhy de alguns anos atrás, e que ele ainda pode ser engraçado e cativante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário