terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dez grandes filmes de Robert De Niro

Sou fã confesso de Robert De Niro. Eu adoro a expressão desse ator que hoje acreditem ou não já tem 68 anos de idade. Sua carreira é repleta de grandes filmes, interpretações marcantes, impossível selecionar apenas dez grandes filmes em meio a pelo menos uns 20 de imensa qualidade. Um problema maior ainda é o fato de eu nunca ter visto vários desses grandes filmes, o que por si só já poderá gerar uma possível revolta em quem possa vir a ler esse post. Mesmo assim aquela velha história de que esse blog é meu e faço o que eu quiser volta à tona, me desculpem todos, mas essa é a pura verdade, no entanto, vou citar vários filmes que poderiam facilmente estar nessa tão selecionada lista de dez que eu fiz.

De Niro é especialista e personagens vilões ou gângster, então sua fase comediante eu nem vou perder muito tempo. Eu até gosto bastante de 'Entrando Numa Fria' e não achei tão ruim o 'Máfia no Divã', mas 'Showtime' é uma verdadeira bomba. Agora vamos ver realmente os filmes que farão a polêmica acontecer caso alguém venha aqui ler meu post: Estou falando sim de 'Poderoso Chefão parte II', lamento, nunca vi ou não me lembro, uma pena mesmo. Estou falando também de 'Touro Indomável', que lhe rendeu o Oscar de melhor ator, lamento mesmo, esse eu nunca vi mesmo, mas sei que estaria sem dúvida entre meus dez favoritos. Suponho que 'Era Uma Vez na América' também seja muito bom, o pior é que não para por aí não.

Não coloquei também 'Os Bons Companheiros', nem 'Cortina de Fogo' e nem 'Frankenstein de Mary Shelley'. Fui obrigado a deixar de fora 'Cop Land - Cidade de Tiras', um dos meus filmes favoritos e também o recente 'As Duas Faces da Lei', filme que imagino deve ser muito bom. Fora isso tudo ainda deve ter alguns filmes que eu nem lebrei aqui, mas a verdade é que mesmo assim ainda acho minha lista muito boa, tem excelentes títulos e alguns dos personagens mais marcantes dos cinema interpretados por esse grande ator que é Robert De Niro. No fundo espero que todos gostem, e caso queiram acrescentar mais alguma coisa por favor façam isso através dos comentários.

Taxi Driver - 1976
Tem tantos filmes bons de Robert De Niro que é difícil apontar apenas um como o melhor de todos, mesmo assim me arrisco dizer que de todos que eu vi esse ‘Taxi Driver’ é o melhor deles. A atuação do ator é marcante, a história do filme é incrível e ainda se passa em Nova York, além da direção de Martin Scorsese absurdamente perfeita. Fora tudo isso ainda temos o final com dupla-interpretação e cenas de tirar o fôlego. Disparado um dos dez maiores filmes de Robert De Niro em qualquer lista.

Coração Satânico – 1987
Devo confessar que faz tempo que vi esse filme e que não me lembro muito bem da história. Mas eu lembro que adorei o filme quando vi, lembro-me até onde estava quando vi e com quem vi. Sem contar que jamais você irá ver Robert De Niro como ele foi visto nesse filme, barbudo, mais uma vez com uma brilhante atuação. Acredito que esse seja um filme que dificilmente figure em uma lista com os dez melhores filmes de Robert De Niro, exceto na minha é claro.

Os Intocáveis - 1987
Sempre fui fascinado por esse filme, quando criança eu chegava a pensar que tinha haver com o ‘Poderoso Chefão’, algum tipo de continuação. Lembro-me que quando vi aquela cena do cara morrendo no elevador não acreditei, eu pensava como era possível se ‘eles’ eram inctocáveis !!! Robert De Niro simplesmente na maior e melhor interpretação de Al Capone em todos os tempos. Vale ressaltar ainda a clássica cena do carrinho de bebê nas escadarias, simplesmente inesquecível.

Fuga à Meia-Noite - 1988
Aqui talvez um dos filmes que jamais vai entrar em alguma outra lista de dez filmes do Rebert De Niro. Eu particularmente adoro esse filme, nunca vi De Niro fazendo um papel como esse, acho que ele se saiu muito bem e ressalto mais uma vez que gosto da história do filme, ela acontece em um ritimo acelerado, tem coerência, é meio inovador até para a época talvez e me agrada muito assistir quando passa.

Cabo do Medo1991
Eu simplesmente coloco o personagem de Rober De Niro nesse filme como um dos cinco maiores vilões de todos os tempos na história do cinema. Já vi várias listas sobre os maiores vilões do cinema e sempre quis fazer uma lista, porém essa já é uma prévia talvez até da primeira colocação, talvez, mas com certeza entre os cinco primeiros vai estar. A história de ‘Cabo do Medo’ é excelente na minha opinião, e vale ressaltar ainda a grande participação de Juliette Lewis, mais uma brilhante direção de Martin Scorsese e claro a trilha sonora peculiar.

Desafio no Bronx1993
Acredito que o caso deste filme seja idêntico ao ‘Fuga à Meia-Noite’, talvez ainda pior. Inclusive a direção do filme é do próprio Robert De Niro, e a grande semelhança entre os dois na minha opinião é que o ator mais uma vez interpreta um personagem diferente da maioria dos personagens que fez ao longo de sua carreira, sendo que aqui ele é apenas um motorista de ônibus e passa o tempo todo tentando fazer seu filho ficar longe dos mafiosos, irônico no mínimo. Chazz Palminteri trabalha muito bem como gângster e ainda tem o Joe Pesci para ajudar, eu lembro de ver apenas uma vez, uma pena, pois acho um filme excelente.

Fogo contra Fogo1995
Agora todos devem concordar comigo, esse é um filme top. Robert De Niro contra Al Pacino, sensacional. Eu me lembro que na época que vi esse filme fiquei fascinado, já adoro normalmente filmes policiais, mas este foi demais na época, as atuações dos atores foram marcantes demais, e ainda tinha Jon Voight, a Ashley Judd linda como sempre e até a Natalie Portman que hoje em dia sou apaixonado. Aqui como em acho que quatro dos que já falei o De Niro morre no final, isso de fato é uma característica sua em vários filmes, e não sei porque eu torcia muito mais para o De Niro do que para o Pacino, mesmo que ele fosse o bandido e o Pacino o policia, incrível.

Estranha Obsessão1996
Em ‘Fogo contra Fogo’ já tivemos uma nova imagem do ator Robert De Niro que estava passando dos 50 anos de idade. O mesmo acontece nesse filme. Aqui ele volta a fazer um vilão, estilo ‘Cabo do Medo’, em mais uma fantástica atuação simplesmente apavorando Wesley Snipes. O que mais gosto nesse filme é o fato de ser um filme de beisebol, já até fiz uma lista com os meus dez filmes favoritos de beisebol, esse está lá, mas infelizmente não tem o filme ‘61’ porque eu nunca vi inteiro. Sou obrigado a revelar outro spolier, pois vale à pena dizer que Robert De Niro também morre no final desse filme, é uma de suas maiores características.

Ronin1998
Eu pulei ‘Cop-Land’, que é um filme que eu gosto muito, talvez porque o personagem de Robert De Niro tenha sido muito coadjuvante, apesar de ter sido bem diferente da maioria de seus personagens. Mas eu também não poderia deixar de colocar ‘Ronin’, que é um filme muito bem feito, cheio de mistério, com um Robert De Niro ladrão que se da bem no final porque quase foi roubado por outros ladrões. A história é meio típica e meio batida, mas ficou excelente, principalmente pelo trabalho de De Niro e também a grande presença de Jean Reno e Natascha McElhone.

Homens de Honra2000
Agradeço por ter visto esse filme, principalmente por ter visto no cinema que é sempre marcante. Robert De Niro em seu estilo clássico, sempre olhando de cima para baixo, mas na pele de Capitão Chefe da marinha, com preconceito racial, algo inédito em sua carreira. Não tem como negar que a atuação de Cuba Gooding Jr. é perfeita, que ele comanda o filme todo, mas se não fosse Robert De Niro talvez suas cenas não fossem tão completas. A disputa dos dois com o capacete de mergulhador enchendo de água é antológica. Esse filme é o décimo e último de minha lista, e ele foi feito a mais de dez anos. Não acho que não tenha mais nenhum filme bom de Robert De Niro nos últimos dez anos, tem vários que eu nunca vi e que devem ser bom, mas tenho a impressão que os bons tempos ficaram para trás, e que só uma ou outra lista como essa para podermos revivê-los como eles merecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário