terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eu me lembro bem do 11 de setembro

Acredito que nem seja o caso de contestar os fatos ocorridos nesse dia. O Osama Bin Laden e a Al-Qaeda tem culpa sem dúvida alguma, e o George W. Bush talvez estivesse envolvido de alguma forma como muitos já acusaram, mas o triste mesmo é lembrar que esse dia foi marcante. Foi horrível e muito, mas muito triste. Eu, assim como muitos, talvez até a maioria, me lembro muito bem como foi o 11 de setembro de 2001. Assim como me lembro muito bem do 1º de maio de 1994, datas em que os fatos ocorridos ficaram eternamente gravados na memória, assim como cada passo que dei em diante neste fatídico dia da história da humanidade.

As Guerras sempre fizeram parte do passado distante e também do recente. Já é mais do que esperado que o ser-humano, que não consegue nem viver pacificamente em uma comunidade, possa ser capaz de realizar as mais diversas e escabrosas atrocidades com o próximo. Mas mesmo tendo o conhecimento de tantas atitudes hostis das pessoas que vivem nesse planeta, meu primeiro pensamento não foi de um ataque terroristas nas Torres Gêmeas do World Trade Center. Logo na segunda cidade que mais gosto no Mundo, onde já tive a chance de visitar. E para falar a verdade eu, na época, nem sabia de cabeça o nome daqueles enormes prédios dos Estados Unidos.

Acho que acordei no mesmo horário que sempre acordava na época, eu tinha que ir trabalhar, ficava pronto rápido e ao contrário de hoje em dia quando espero o horário em frente ao computador, eu fazia tal rotina em frente à TV. Aliás eu tinha TV à cabo completa nessa época, que maravilha !!! Mas antes que eu chegasse nos canais de assinatura, parei na velha conhecida Rede Globo, que mostrava os tais prédios famosos em chamas. O primeiro avião já havia se chocado, atônito eu imaginei que se tratava de um Incêndio, e continuei olhando a TV quando o segundo avião se chocou com a outra Torre. Pasmo vi a cena ao vivo, e não acreditei que o piloto pudesse ser tão cego.

Antes de ouvir de alguém que se tratava de um atentado terrorista, continuei pensando em um acidente improvável. O piloto deve ter dormido ainda pensava, infelizmente o horário de ir ao trabalho chegou e devia deixar de ver aquilo que poderia passar o resto do dia vendo. Na companhia de minha irmã fui a pé até o serviço e não consegui me manter lá por muito tempo, ia a todo momento a um lugar muito próximo onde havia uma TV ligada no canal Bandnews mostrando tudo ao vivo como muitas outras emissoras deviam estar fazendo. Logo, pelo telefone, um amigo de minha irmã informava sobre os outros ocorridos, a coisa estava mais séria do que parecia.

Um avião caiu no Pentágono, outro havia sido abatido na Pensilvânia, nenhum mais decolava e o caos e o medo tomaram conta do país e do mundo também. Informações falsas davam conta de outros alvos atingidos e o temor por uma Terceira Guerra Mundial era eminentes. Fiquei preocupado com minha conta no Banco, mas meu pai negou que houvesse qualquer risco de perder o dinheiro. Continuei indo e vindo até a TV que mostrava tudo ao vivo, e ao lado de muitas pessoas tão pasmas quanto eu, vi a Torre desabar completamente e matar milhares de pessoas. Mais uma vez não acreditei que a Torre atingida pelo segundo avião veio abaixo antes da primeira.

Assim como no dia que o Ayrton Senna morreu, eu esqueci completamente a parte final e os ocorridos à noite no dia 11 se setembro de 2001. Provavelmente continuei acompanhado tudo na TV. Já no dia seguinte ou nos dias seguintes, comprei uma revista que só falava do acontecimento trágico, a tenho guardada até hoje. As fotos das pessoas totalmente empoeiradas são as que mais me impressionaram, os fatos que se decorreram após este ocorridos são tão lamentáveis quanto ele, pois muito mais sangue acabou sendo derramado. O dia foi triste, mas foi histórico e inesquecível. Mas e você? Lembra como foi o seu dia em 11 de setembro de 2001?

Nenhum comentário:

Postar um comentário