quarta-feira, 24 de abril de 2019

A verdade sobre a Netflix

Eu imaginava um futuro como o atual na TV, mas não fazia ideia de como isso poderia ser feito, a Netflix sim. Pensando no passado recente (antes do ano 2000), sobre como poderia ser o futuro da Televisão, eu imaginei um mundo onde poderíamos ver um programa de TV na hora em que nós quiséssemos. Acreditem o Youtube nem existia nessa época (foi lançado em 2005). Outra coisa que não existia era o fácil acesso a Internet, principalmente em Banda Larga, ficar conectado o dia todo, por isso eu mal poderia imaginar como seria feito o que eu imaginava, mas eu imaginava como seria.

Eu pensava por exemplo nos canais de TV aberta. Vamos pegar como exemplo um novela da Rede Globo. Vale ressaltar aqui que eu não gosto muito da Rede Globo e não vejo mais novelas desde 2003, mas facilita na exemplificação e foi o que eu pensei na época. Eu imaginava as pessoas assistindo os programas de TV na hora que elas quisessem, sem pensar que seria preciso a Internet e uma plataforma para isso. Então o sujeito chegaria em casa tarde da noite e iria ver o capítulo que ele perdeu da novela que passou mais cedo, porém só poderia ver o capítulo daquele dia ou de dias anteriores, mas nunca do dia seguinte.

O mesmo valia para outros programa. O jornal Nacional começa 20h30 e acaba 21h30, por exemplo. Só depois das 21h30 a pessoa poderia vê-lo na hora que quisesse. Eu nem imaginava Internet de banda larga, muito menos Televisão com Internet. Mas elas vieram e quem aproveitou se deu bem. A Netflix foi praticamente pioneira, tinha dinheiro para investir e conquistou o público com ações de Marketing precisas e táticas excelentes como "dar o primeiro mês grátis", ou seja, cobrar pelo mês usado e não pelo que será usado.

O sucesso também pode ser associado ao preço relativamente baixo da mensalidade, bem como a possibilidade de compartilhar senha e usar dois dispositivos simultâneos, além da facilidade de cancelar e não ser obrigado a ficar um determinado tempo. Fora isso tem cartões pré-pagos e diversos outros atrativos. O investimento pesado em conteúdos próprios também é um diferencial e todos os outros resolveram correr atrás para se igualarem a eles.

A Amazon Prime hoje é o maior concorrente. Mas todo mundo praticamente investiu em serviços de Streaming. Os mais ridículos de todos são o da Rede Globo e da Rede Record, que cobram por conteúdos que são gratuitos na TV aberta. Os de TV à cabo estão associados à sua assinatura de pacote, ou possuem também suas cobranças a parte. O problema são as plataformas, às vezes instáveis e de difícil acesso, principalmente em Smart TV.

A verdade sobre a Netflix

Agora vamos focar um pouco mais na Netflix. O catálogo é imenso, mas a maioria das coisas não agradam todas as pessoas. Eu chutaria que para cada pessoa apenas 10% do conteúdo seja relevante, e isso é muito pouco. Principalmente porque é muito difícil encontrar o que lhe agrada para assistir.

A Netflix revolucionou a forma de assistir TV de duas maneiras: Uma delas é a já citada forma de ver o que você quiser na hora que você quiser. A outra é em relação à seriados, onde as pessoas passaram a fazer as chamadas "maratonas" e ver todos os episódios de uma vez só (um grande erro na minha opinião).

Até a chegada da Netflix o normal era ver um episódio por semana, em um determinado horário fixo (isso ainda acontece até hoje em vários canais da TV à cabo). Ás vezes ficamos até sem ver um episódio inédito em uma determinada semana, ou seja, esperando até a semana seguinte ou a outra. Depois passa um tempo e chega a nova temporada.

Na Netflix funciona diferente, os episódios chegam todos de uma vez (salvo raras excessões), as temporadas tem poucos episódios e tudo acaba rápido demais (mesmo que você veja apenas um episódio por dia). Sem falar que a Netflix está investindo muito mais na produção de novos filmes e seriados do que na renovação de novas temporadas dos que já existem, demorando assim mais do que um ano para retornar com uma nova temporada.

Podemos dizer então que a Netflix tem o seu lado bom, é claro, mas a verdade é que ela não tem respeitado a forma normal como as coisas deveriam acontecer em relação aos seriados principalmente.

Eu não acho que os episódios deveriam vir apenas um por semana, eu acho que cada um deve controlar a sua forma de vê-los. Mas eu acho que é errado demorar mais do que um ano para trazer uma nova temporada. Como exemplo temos o seriado "Stranger Things", cuja segunda temporada veio em outubro de 2017 e a terceira apenas em julho de 2019. Sem falar que são apenas 10 ou 9 episódios por temporada, mesmo vendo apenas um por dia acaba rápido e quando a temporada seguinte chegar praticamente já se esqueceu a história, sendo obrigado a ver tudo novamente.

A verdade é que talvez o nosso gosto tenha que ser mais versátil, para podermos preencher melhor o espaço entre uma temporada e outra, que são eternamente longos, ou ter muito dinheiro sobrando para investir em outras plataformas, pois esse futuro da TV já é uma realidade e ser tronará ainda mais nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário