terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Dolores O'Riordan, obrigado por alegrar minha vida!

Dia 15 de janeiro de 2018. Eu estava mexendo no celular e vendo televisão. Então mudei para o canal Band News e comecei a ler as notícias que ficam escritas na parte inferior do vídeo. "Líder da banda Cranberries morre aos 46 anos". Eu não tinha mais pensado sobre isso, mas é como se eu já soubesse que ia acontecer (explico mais abaixo no texto). Em seguida fui ao computador tentar saber mais detalhes, a causa da morte não havia sido revelada, a família pediu privacidade, os fãs ficaram sem respostas e informações. Avisei minha irmã pelo Facebook e ela mal podia acreditar.

Eu gostaria de prestar uma homenagem aqui à uma de minhas cantoras favoritas, daquela que talvez seja a minha banda favorita. Eu tenho cinco CD´s de sete que eles lançaram, mas o último é uma coletânea. Também não tenho os dois que a Dolores O'Riordan lançou em carreira solo, porém todos esses quatro são de uma época que já não se comprava mais CD´s. Gostaria também de quem sabe listar as músicas que mais gosto ou sei lá o que mais, mas eu decidi que esta homenagem será contanto sobre como comecei a gostar dessa banda e dessa cantora incrível.

Algumas músicas são muito famosas porque tocavam em novelas da Globo, em uma época que novelas até que eram legais (Atualmente odeio novelas, principalmente da Globo), mas eu só descobriria que aquelas músicas eram do The Cranberries algum tempo depois. Meu primeiro contato foi através de MTV, quando estava no auge o clipe da música "Salvation". Ele estava no top 10 do "Disk MTV" que era apresentado pela maravilhosa Sabrina Parlatore (eu era completamente apaixonado). Um clipe incrível, uma música contagiante, uma cantora fascinante.

Algum tempo passou e, quando ia para praia a pé com minha irmã, conversei com ela sobre comprar um CD da banda. Minha irmã era muito envolvida com música e tal, sei lá, e aí ela falou - "Compra!". Aí eu comprei o "To the Faithful Departed". Eu acredito que tenha sido em 1996 ou 1997, me lembro que escutava no computador em um determinado local que eu morava, por isso determino que tenha sido nessa época até o ano de 1999 no máximo. O disco é de 1996 e escolhi esse por causa da música "Salvation". Me lembro que achei a letra das músicas na Internet e ficava ouvindo e lendo a letra.

Me lembro de levar esse CD em viagens de carro com a família e me deixavam ouvir no revezamento com meus irmãos e minha mãe. Me lembro que uma tia minha que viajava junto disse que não gostava e então pensei - "Tanto faz, eu adoro", mas só pensei e não falei!

Algum tempo depois comprei os outros dois CD´s que haviam saído antes. Mais tarde completaria a pequena coleção com os dois posteriores que comprei (ou ganhei de presente de Aniversário ou Natal) assim que foram lançados. Tenho todos eles até hoje guardados. Para mim todas as músicas são legais, eu sempre acreditei nessa ideia de que se você gosta de todas as músicas de um disco, e não apenas daquelas principais ou dos singles, então é porque você gosta muito dessa banda.

Quando a Dolores lançou sua carreira solo e passei a ouvir seus discos online em sites como o "Som 13". Fiz o mesmo quando a banda voltou a tocar junto e lançar o álbum STARS, que talvez apenas para feito de relíquia eu poderia ter comprado, mas não tive vontade de gastar o dinheiro já que eu só poderia ouvir no próprio computador que está sempre conectado, então não fazia sentido.

Nunca vi um show na televisão. Nunca fui pessoalmente à um show (Nem sei se teve muitos ou algum que seja aqui no Brasil, acho que não fiquei nem sabendo, mas não sou de ir em shows então não teria ido de qualquer forma). É um dos maiores arrependimentos.

Fiz alguns artigos e ajustei outros na Wikipédia. No ano passado eu estava fazendo esses ajustes e tive que fazer umas pesquisas no Google. Então achei algumas notícias sobre a Dolores, de que ela havia sido presa por brigar no aeroporto, e outros coisas ruins. Não sei se cheguei a ver esse negócio que vi ontem sobre transtorno bipolar, mas eu lembro de que por um momento pensar que logo logo iria receber a notícias de que ela teria morrido. Foi um pequeno presságio, talvez influenciado pelas recentes mortes de vários integrantes de bandas de Rock (seja por suicídio ou uso de drogas). Acabei não falando para ninguém, mas deixo registrado aqui.

Para finalizar, no último sábado, minha irmã estava em minha casa e me falou sobre o Spotify. Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia que era gratuito. Então ela disse escolhe qualquer música para eu te mostrar - "Pensei Cranberries, mas não falei", preferi dizer "Qualquer uma".

Eu não sei se existe vida após a morte, não acredito muito nisso, mas espero que a Dolores possa descansar em paz, que sua família possa ser confortada, seus filhos e amigos. Ela foi maravilhosa enquanto viveu, sua voz marcante e única, as letras de suas músicas, a emoção que sentimos ao ouvir uma música sua jamais poderão ser apagadas. Eu li uma declaração sensacional que dizia mais ou menos assim - "Ninguém pode apagar o amor, obrigado por ter feito desse mundo um lugar melhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário