segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Fidel Castro is dead

Meu objetivo, seja ele já de longa data ou a partir de hoje, pelo simples fato de eu estar frisando em palavras escritas, é o de não ser extremista em opiniões. Não ser radical, cego e obcecado por algo ou por uma ideia que seja.

No assunto atual, da modinha: Fidel Castro. Só porque morreu.

Então, para mostrar o quanto não sou extremista ou de opinião radical, já começo dizendo que entendo o que fizera Fidel Castro em Cuba no ano de 1959. Era preciso, o tal do Batista realmente era péssimo para a pequena ilha e a mudança necessária.

Não concordo com os ideais políticos. Entendo quem defenda o Comunismo, o Marxismo ou Lenismo que seja. Mas pergunto: Quantos países socialistas ou comunistas existem atualmente no Mundo? a Coréia do Norte é vista com bons olhos ou muitos temem que ela seja o pivô de uma nova Guerra Mundial? A China é a mesma de três décadas atrás ou eles abriram para a entrada do Capitalismo e evolução cultural, ou tecnológica?

As pessoas que idolatram, amam e atacam quem ofende Fidel, são em sua maioria de esquerda, ou extrema-esquerda. Eles são o que eu não quero ser, ou seja, cego e extremista. Eles se apoiam no simples fato que Fidel foi um herói pelo que ele fez ... mesmo que tenha sido mais 50 anos atrás. E também porque em Cuba todos tem saúde e educação ... e mais nada.

Em Cuba não se tem nada. Agora, com o irmão de Fidel no poder desde 2008, até se tem alguma coisinha a mais, mas antes disso era nada de nada. Nada de Internet, nada de celular, os carros eram latas velha da URSS de 40 anos atrás, não tem Liberdade de imprensa, não tem liberdade de opinião, não pode ver o que acontece no mundo (notícias, esportes), não pode ver filmes, netflix, não pode ouvir música (O show dos Rolling Stones que ocorreu recentemente foi histórico), não tem McDonald´s e nem Coca-Cola, só se propaga o ódio aos Estados Unidos da América. .... Isso é vida?

O salário médio em Cuba é de 30 dólares. É só isso mesmo. A pessoa se aposenta e recebe 30 dólares por mês, ela continua trabalhando para completar a renda. Todo mundo faz faculdade, maravilha! Quase ninguém vive daquilo que se formou, o cara vira garçom ou cabeleireiro depois de formado. As pessoas não podem sonhar, não podem criar expectativas, não podem lutar por uma vida melhor, não pode ter lucro, não pode viajar e nem mesmo fazer qualquer tipo de consumo ..... Aí o cidadão entra no Facebook para idolatrar Fidel usando seu Smartphone de última geração e ouvindo música no Ipod enquanto refaz seus planos de viajar para a Europa.

Para chegar ao poder Fidel matou milhares junto com aquele tal de Che Guevara. Aí a pessoa que nasceu em berço de outro escreve no Facebook - "Como pode alguém comemorar a morte de uma pessoa". Francamente, eu perguntaria, nem a morte de Hitler deveria ter sido comemorada? Se milhares de pessoas fugiram para Miami, a vida delas não era nada fácil ou feliz, porque não devem festejar a possibilidade de mudanças?

Outra pessoa trouxe - "Milhares de crianças vão dormir na rua hoje, nenhuma delas é cubana". Mais uma vez ressalto que o que fora feito por Fidel foi importante, mas durou até a segunda página. Porque ele não deixou o poder e instalou eleições diretas em Cuba conforme havia prometido? É fácil colocar toda a população em condições igualitárias quando se está no poder e não quer largar o poder. Lá ele tinha condições de vida muito melhores que seu povo, viajava pelo mundo inteiro e comia do bom e do melhor. Não foi por acaso que viveu 90 anos. Por que não deixou o poder e não foi viver nas condições igualitárias que impôs ao seu povo.

Lamento pelos que tem uma visão única e extremista. Eu não quero ser assim. Eu vejo Fidel como um importante líder revolucionário que salvou Cuba e deu excelentes condições de saúde e educação, mas que não largou o osso e que se tornou um ditador cruel e autocrático. Que fosse em 1989, após a queda do muro de Berlim e fim da URSS, fim da Guerra Fria. Ali acabou tudo, ali ele deveria ter saído de cena e ter eixado Cuba evoluir como a China evoluiu.

O capitalismo tem seu lado negro e triste, com as diferentes classes sociais, mas ele é um mal necessário. Acredito que seja possível viver em condições melhores para todos sem que seja preciso uma política socialista ou comunista. Os exemplos mais claros são Áustria, Suécia, Itália e Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário