segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Eu não gosto de fazer aniversário

O telefone toca. É para você. É seu aniversário e você tem que atender. Muitas felicidades, muitos anos de vida. Segue aquela velha rotina. Eu digo "Para você também", "Igualmente", mas não tem como fugir do "Obrigado". Você meio que é obrigado a aceitar. Acredito que as pessoas querem receber o máximo de "Feliz Aniversário" possíveis no seu dia, por isso fazem questão de dar os parabéns para o máximo de pessoas possíveis. Eu não quero receber nenhum.
Não tenho nada contra o dia que eu nasci. Questões filosóficas ou religiosas à parte, gostar ou não de viver não tem nada haver com não gostar de fazer aniversário, não gostar o dia em si, ou até mesmo o dia seguinte para os "esquecidinhos" que continuam ligando. Ainda bem que hoje em dia tem as mensagens instantâneas pela Internet, pelo menos algumas ligações a menos. Você manda um "Obrigado, abraço" e já era.

Para mim, especificamente, eu não gosto de ser o centro das atenções, de ficar agradecendo pelos desejos que nada mais são do que desejos que devemos esboçar ao longo de todo o ano, para os outros e porquê não para si mesmo. "Parabéns para você" então é realmente triste. Li hoje mesmo um post que a garota dizia - "Como pode adultos batendo palmas e cantando desse jeito tão infantil", como pode? "Até 12 anos ainda vai, mas depois fica mesmo ridículo". complementou a moça.

Quando eu era criança até gostava um pouco mais. Acho que eu não entendia ou não conseguia me livrar da sina de que você "tem que gostar", as pessoas de um modo geral gostam de viver sob um certo padrão de comportamento. Elas parece que precisam fazer tudo do mesmo jeito com medo de ser diferente. Eu gostava muito de receber presentes, claro, mas hoje em dia não ligo muito nem para isso mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário