segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O maior culpado do meu fracasso sou eu mesmo

Vivo me lamentando e reclamando. Sempre acho que sou injustiçado, com falta de sorte e condenado ao fracasso. Mas a verdade é que o maior culpado pelo meu fracasso sou eu mesmo. Eu sou devagar quase parando, eu não tomo muitas atitudes ou iniciativas, eu fico pensando umas trezentas vezes antes de fazer alguma coisa ou tomar alguma decisão. Depois fico chorando o leite derramado. A vida é feita de incontáveis dias ruins e apenas um dia bom, sempre vai ser do jeito que não esperamos e quando uma oportunidade surge, é natural achar que vai ser igual a todos os outros dias ruins, assim você deixa passar e perde mais uma oportunidade, mais uma chance.


Sempre falam que as pessoas que realmente querem, conseguem. Se elas não conseguem é porque não lutaram o suficiente por aquilo, não fizeram por merecer. Eu sempre penso que essa história é furada, que existem milhares de pessoas fracassadas que realmente tentaram o suficiente, mas não conseguiram. Só vale a história em que a pessoa insistiu e conseguiu, deu a volta por cima ou realmente acreditou e trabalhou o suficiente para conseguir aquilo. Deve ser mesmo verdade, vejo as pessoas de sucesso que realmente trabalharam, não foi pura sorte. Os fracassados devem ter tentado pouco.

Eu devo ter tentado pouco. Hoje foi mais um desses dias para esquecer, e ele está apenas na metade. Acordei mais tarde e fui logo surrado pela velha frase "Deus ajuda quem cedo madruga". Se não bastasse não saber por conta própria, ninguém me avisou ou me encorajou a fazer o que deveria ter feito logo cedo. Pensei aquela trezentas vezes e fui atrás de meu objetivo, mas não fui com a vontade correta e preferia me lamentar por ser um pouco mais tarde do que deveria ser. Não fiz o que deveria fazer e não fiz mais nada, fui embora e só sabia me lamentar.

Mais tarde descobri que dava para ter feito o que eu queria, se tivesse insistido mais e não acreditado em pessoas que nem conheço e que nem sabia dar informações. Então vejo pessoas que fazem a mesma coisa que terem feito coisas que eu deveria ter feito, uns até melhores que outros, provavelmente vendo oportunidade em tudo e não ficando se lamentando como eu fiquei por não ter encontrado o que queria. Foi aí que eu vi como sou culpado pelo meu fracasso, não foi culpa de ter acordado tarde ou não ter sido avisado por alguém, ou encorajado, eu mesmo deveria me encorajar e dar soluções a cada problema que encontrei. Eu deveria ver oportunidades em desgraças e não desgraça em cada chance que me aparece na vida.

Não sei se essa mudança de postura, aceitando ser o culpado de tudo, vai mudar as coisas daqui para frente. O dia só está na metade e a visão que tenho para o resto dele é pessimista ao invés de otimista. Não sei se condigo mudar ou simplesmente aceitar o quanto sou fracassado. Mas o pior de tudo é ter a certeza que sou o maior culpado de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário